Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Mais arquivos você lê em http://blogdopolli.zip.net

Blog 24-JUN-2017

As pontes

O vereador Alvaro Cagnani, com muita razão, anda preocupado com a situação das pontes, passarelas e pontilhões no município. Pediu ao prefeito através de requerimento que seja realizada inspeção para verificar o estado dos equipamentos. Segundo informações da própria secretaria de obras em governos anteriores, algumas estruturas das pontes estão comprometidas, necessitando de reparos. Alvaro sugeriu ao prefeito a contratação de empresa especializada para elaboração de laudos técnicos para que o município possa prevenir acidentes, principalmente na Avenida João Pinheiro, onde o desassoreamento em consequência das chuvas deixou à mostra as ferragem, comprometendo a estrutura..

Por falar...

...em chuvas, está na hora de a administração aproveitar a época de estiagem e tomar algumas medidas para prevenir enchente no período chuvoso que tem início em setembro. Como o projeto de macrodrenagem continua dormindo em alguma gaveta da administração por falta de recurso, pelo menos serviços como limpeza e alargamento da calha dos rios se faz necessário para escoamento das águas pluviais que de uns anos para cá tem causado transtorno principalmente na área central.

 Inexperiência

Toda segunda-feira, ao final do expediente o prefeito reúne em seu gabinete os vereadores que dão sustentação ao seu governo na Câmara Municipal. As reuniões tem como principal objetivo preparar os vereadores para a ordem do dia das sessões ordinárias que acontece no dia seguinte. O problema é que nas sessões os dois vereadores de oposição (Paulo Tadeu e Ciça), deitam e rolam sobre os assuntos em pauta e a bancada da situação, composta em sua maioria por vereadores inexperientes ficam calados, sem argumentos para rebater a fala dos petistas. Com diz um velho ditado futebolístico, treino é treino e jogo é jogo.

Satisfação

Não é por nada não, mas abrir os jornais ou assistir tv e ver Andreia Neves entrando ou saindo da prisão, é motivo de satisfação para muitos jornalistas, principalmente os da área política que sofreram nas mãos da arrogante e prepotente irmã de Aécio Neves. Quando Aécio era governador, a toda poderosa Andreia era responsável por censurar matérias e distribuir verbas para a imprensa, mas só fazia isso com quem poupava o governo de críticas. Agora vai passar um bom tempo andando com tornozeleira eletrônica e sem poder sair de casa. Merece.

Efeitos da crise

Aumenta a cada dia o número de imóveis para alugar no centro da cidade, principalmente pontos comerciais desativados por comerciantes que desistiram do negócio em consequência da recessão econômica. Até mesmo duas igrejas evangélicas, abertas recentemente na Rua Marechal Deodoro e Av. Francisco Salles fecharam as portas porque o dízimo dos fiéis não era suficiente para cobrir o gasto com o aluguel dos imóveis.

Vergonha

Em entrevista concedida a rádio Super Notícia FM, de Belo Horizonte, o prefeito de Contagem, Alex de Freitas, filiado ao PSDB, disse que se sente envergonhado pelas atitudes e denúncias contra integrantes da alta cúpula tucana. Alex entende que o partido tem que se refundar e jogar para fora os filiados denunciados em esquemas de corrupção. Por aqui o prefeito Sergio Azevedo ainda não se pronunciou a respeito, embora tudo leve a crer que não pensa diferente do seu colega de Contagem.

Vingança

Pelo que se ouve, a ex-vereadora Regina Cioffi não terá vida fácil nesta busca por “novos horizontes”. Um assessor que por muitos anos se manteve ao seu lado e agora se tornou desafeto da loira promete que será o maior obstáculo na sua pretensão de se candidatar a deputada. E tem até apoio de uma pequena torcida, formada por adversários que foram traídos durante o troca-troca de partidos da ex-presidente da Câmara.

Outdoors

O vereador Gustavo Bonafé (PSDB), apresentou um importante requerimento solicitando informações do chefe do executivo sobre a atual situação das empresas que exploram o serviço de outdoors no município. Segundo consta, uma dessas empresas (a maior delas) estaria devendo aos cofres municipais meio milhão de reais em taxas que não foram recolhidas pela exploração do serviço. Outras empresas estariam cometendo a mesma ilegalidade. Trata-se de um assunto que merece providências urgentes por parte do Secretário de Serviços Públicos, Thiago Biagioni, a quem cabe fiscalizar e fazer cumprir a lei que regulamenta este tipo de publicidade e que de uns tempos para cá vem promovendo muita poluição visual na cidade e faturando milhões, nem sempre de forma legal.

Na mira

O Departamento Municipal de Eletricidade, por orientação do presidente do Conselho de Administração, Cicero Machado de Morais, está promovendo um chamamento público para que as empresas que exploram serviços de internet, telefonia e outras modalidades e utilizam os postes da rede elétrica do DME, para comparecer a sede da distribuidora a fim de regularizar suas situações. O alvo é detectar quem anda utilizando os postes da rede elétrica sem autorização e uma das empresas que está na mira do DME é a Outcenter, fornecedora do serviço de internet a cabo.

Pegando o jeito...

A ficha caiu e depois de um início um pouco complicado com aparições polêmicas nas redes sociais, o jovem secretário de governo Celso Donato parece que pegou o jeito e com mais discrição, vem se revelando peça importante na administração, melhorando inclusive a interlocução do comando do governo com o poder legislativo e com os demais secretários. Ainda bem.

Mais uma...

Sem representação na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, porque não elegeu deputados na última eleição, Poços de Caldas continua andando para trás, e perdendo importantes empreendimentos. A vizinha cidade de Pouso Alegre está anunciando mais uma conquista que já esteve direcionada para Poços de Caldas. A implantação de um Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (CLIA), com repartições da receita estadual e federal, equipamento importante para desembaraços de documentação para mercadorias a serem exportadas, conhecido como Porto Seco.

Alteração

Faltando apenas um dia para a realização do pregão eletrônico (estava agendado para segunda-feira, dia 26), o edital para contratação de empresa que será encarregada da coleta de lixo doméstico nas áreas urbana e rural, sofreu alteração e foi reagendado para o dia 7 de julho. Assinado pela Secretária de Administração, Ana Alice de Souza, e publicado na edição deste sábado do diário oficial, o Comunicado informa que foram incluídas no referido edital as cláusulas: "6.3.6.2. Comprovação de registro ou inscrição da licitante na entidade profissional competente; 6.3.6.3. Comprovação de capacitação técnico-profissional: Comprovação de que a licitante possui em seu corpo técnico, na data prevista para a entrega das propostas, profissional de nível superior legalmente habilitado, detentor de Certidão de Acervo Técnico (CAT), expedida pelo conselho profissional competente, que demonstre possuir experiência comprovada na execução do serviço objeto da presente licitação".

Rodapé

A ratinha de gabinete continua colocando o focinho no setor de comunicação. Além de fiscalizar o horário das jornalistas, insiste em censurar o locutor noticiarista Walter Viana.

Blog 23-JUN-2017

Bela solenidade

A iniciativa dos vereadores Marcelo Heitor e Lucas Arruda ao proporem uma sessão Solene comemorativa dos 30 anos da ADEFIP, resultou em uma bela e emocionante festa. Com o plenário da Câmara lotado, o clima festivo só não foi maior que a emoção das pessoas e familiares homenageados pela contribuição à entidade. Destaque para o discurso da atual presidente Ana Paulo Tranche, onde expressou competência, fé e muita emoção.

Aprovado

O novo formato de algumas solenidades que serão realizadas em dia de sessão ordinária foi totalmente aprovado. Ponto para o presidente Antonio Carlos Pereira, cuja atuação tem arrancado elogios e reconhecimento até de antigos desafetos.

Fora do tom

Infeliz o discurso do Prefeito Municipal, Sérgio Azevedo, demonstrando que ainda não pegou o jeito do cargo que ocupa. Começou falando da ADEFIP e rapidamente passou a falar da Coopoços e seu desempenho a frente daquela instituição. Jogou confete para cima e entrou embaixo, além da comparação pouco recomendada entre uma associação, cujo combustível é a solidariedade e o amor ao próximo com uma instituição financeira, ainda que cooperada.

Não agradou

Nem gregos nem troianos. Nem a oposição nem sua base na Câmara. Ponto fora da curva.

Engrossando o caldo

O movimento que visa unir os ex-prefeitos Sebastião Navarro, Geraldo Thadeu, Luiz Antonio Batista e Paulinho Courominas sinaliza que o bloco de oposição deve engrossar o caldo contra o governo municipal. Aliado as lideranças petistas que desde o primeiro momento azucrinam a vida do chefe do executivo o grupo de ex-prefeitos com o argumento de que deseja uma cidade melhor, terá um comportamento crítico em relação ao governo tucano.

Melhores & piores

No próximo dia 30, a administração completa seis meses de governo. O blog está ouvindo algumas lideranças políticas para destacar na equipe de governo os melhores, os piores ocupantes de cargos de primeiro escalão. No sábado, vamos divulgar o resultado da pesquisa.

Audiência da Saúde

Esta Legislatura está se revelando uma das mais fracas de toda a história do Poder Legislativo Municipal e tem decepcionado muito gente que depositava esperanças na renovação. A audiência da saúde na quarta-feira foi um misto de bajulação e despreparo dos vereadores da situação, que aparentemente não tinham a menor ideia do assunto tratado. As intervenções foram todas na base do oba oba sobre o Secretário de Saúde. Podiam ao mesmo disfarçar e tratar de algum quesito da apresentação.

Cuidado com a dose

Por outro lado, Paulo Tadeu e Ciça demonstraram conhecimento da matéria, fizeram intervenções pertinentes, mas precisam dosar a artilharia. Questionaram o Secretário de Saúde e os outros apresentadores e não deixaram uma fresta para respirarem. Encurralar demais também não ajuda...

Vivo & forte

O comando do PTB, liderado pelo empresário Waldir Miguel e pelo engenheiro Ércules Tassinari, está agendando reunião para o início do próximo mês e segundo um dos organizadores, o partido promete mostrar que está vivo e com força para interferir na política local. Prometem uma festa de arromba.

Meu destino

Conta uma eterna assessora dos Navarros que na próxima semana haverá reunião entre os dirigentes dos partidos que estão sob o comando do ex-prefeito, para definir qual será o futuro da filha do coronel, Teresa Navarro. Pode ser lançada como candidata a deputada ou simplesmente permanecer no comando do grupo, organizando os partidos e aglutinando forças para as próximas eleições. Vale ressaltar que nesta segunda função a moça já mostrou competência.

No centro

Dizem de que a secretaria de turismo estaria analisando a possibilidade de realizar uma festa nos moldes da Festa Uai, porém, com outro nome, na área de estacionamento, atrás do Pálace Hotel, onde teve origem a tradicional festa. Vale ressaltar que isso foi em outra época, uma festa deste tipo naquele local hoje serviria apenas para depredação dos jardins e para perturbar os hóspedes do hotel e moradores da vizinhança, além de atrapalhar o trânsito. O evento foi transferido de local exatamente por causa da desoirdem que provocava no centro da cidade.

Sem imposto

A terceirização das rodovias que ligam Poços ao sul de Minas vai render um bom dinheiro para os municípios onde forem instaladas as praças de pedágio. De acordo com a lei, as concessionárias das rodovias estão sujeitas ao recolhimento do ISS sobre o faturamento nos pedágios, nos municípios onde eles estejam instalados. No caso de Poços, não haverá benefício algum porque nenhum desses pedágios será instalado em território poços-caldense e o único ganho que a cidade terá com a terceirização serão as rodovias bem conservadas. Em compensação a viagem para quem vem a Poços ficará mais cara, podendo refletir no turismo.

Parceria

Uma administração só tem sucesso quando a equipe trabalha em conjunto, um colaborando com o outro. É o caso de Thiago Biagioni, titular da Secretaria de Serviços Públicos e o presidente do Conselho de Administração do DME, Cicero Machado de Morais. Os dois almoçaram juntos na quarta-feira e depois fizeram uma visita acompanhado de diretores da distribuidora a área onde está instalado o viveiro de mudas da secretaria, na Av. Mansur Frahya. Acertaram que o DME vai colaborar com o setor de parques e jardins, ampliando as estufas e também a área para o plantio de mudas.

Esquentou

O clima esquentou na audiência pública de quarta-feira, para prestação de contas do SUS, referente ao primeiro quadrimestre deste ano. Os debates mais acalorados aconteceram entre o vereador Paulo Tadeu e o Secretário de Saúde, Carlos Mosconi. Falhas na prestação de contas com números equivocados deram argumento para que o oposicionista questionasse a prestação de contas, elevando a temperatura e dando trabalho ao presidente Antonio Carlos Pereira.

Anistia tributária

Ontem, quem esteve na TV Poços para participar do Canal Aberto, foi o secretário da Fazenda, Alexandre Lino. Uma das novidades anunciada pelo secretário é que está praticamente pronto o projeto de lei que será encaminhado ao legislativo, propondo anistia para os devedores de IPTU e ISS, com algumas vantagens para incentivar o devedor a acertar sua vida com o município. A intenção é melhorar a receita para que o governo possa honrar seus compromissos.

Lei Kandir

E por falar em receita, deputados federais, prefeitos e vereadores mineiros estiveram em Brasília na quarta-feira onde se reuniram com o presidente em Exercício, Rodrigo Mais, cobrando resoluções do governo federal quanto à chamada Lei Kandir que retirou Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de produtos que são exportados, prejudicando a receita do Estado e municípios. Segundo cálculos, o governo federal deve a Minas R$ 135 bilhões e uma parte desse dinheiro pertence aos municípios. Se a União decidisse pagar o que deve, Poços de Caldas seria beneficiada com mais de R$ 300 milhões. Mesmo que fosse uma pequena parte desse dinheiro, isso já seria um ganho extraordinário para a prefeitura local.

Multas

Levantamento realizado por vereadores de oposição mostra que o número de multas de trânsito aumentou nestes cinco primeiros meses de governo, comparado com o mesmo período no governo anterior. Os oposicionistas lembrar que quem vivia fazendo críticas e falando em indústria de multas na gestão anterior era o vereador Marcos Tadeu Sansão, que hoje responde pela Secretaria de Defesa Social, a quem está subordinado o setor de trânsito.

Rodapé

Faltando uma semana para início do mês de férias, a Secretaria de Cultura só conseguiu fechar ontem a programação do Julhofest.

Blog 22-JUN-2017

Amor antigo

Como diz o grande filósofo contemporâneo Demilton Vacarelli, “vou morrer e não vou ver tudo”. Os ex-prefeitos Sebastião Navarro e Paulinho Courominas fizeram as pazes e já trocam telefonemas várias vezes ao dia em meio a amabilidades de ambas as partes. A volta da amizade entre criador e criatura foi selada em jantar especial na casa do coronel com direito a aperto de mãos e troca de elogios.

Reagrupando

Quem conhece Sebastião Navarro sabe que ele não dá ponto sem nó e esta aproximação com o seu vice-prefeito poderá ser ampliada com a presença dos ex-prefeitos Luiz Antonio Batista e Geraldo Thadeu, no próximo jantar. Como cortou relações com os tucanos, o coronel estaria reagrupando a tropa para dar o troco na turma do Mosconi e pode até reavivar e antiga rivalidade que fez história no passado quando os dois grupos (Navarristas e Mosconistas), se digladiavam pelo comando da política local.

Tempo quente

Segundo informações, a audiência pública realizada ontem pela Câmara Municipal para prestação de contas do SUS resultou em debates acalorados entre os representantes da administração e o pessoal da oposição. Os indicativos são de que os oposicionistas do Partido dos Trabalhadores, por se tratar de uma área sensível a população, elegeram a saúde como alvo principal das críticas contra a administração.

Não gostaram

Os dois vereadores do PSC (Carlos Roberto e Marcelo Heitor), confessam em off que são radicalmente contra a entrega do partido a ex-vereadora Regina Cioffi e entendem que se a direção regional entregar mesmo o comando do partido a ela em Poços estará cometendo uma grande injustiça com o atual presidente, Vanderlei Monteiro, que montou e organizou o partido, sendo o grande responsável pela eleição de dois representantes na Câmara. Consideram e com toda razão, que Regina Cioffi tem um perfil desagregador e sua rejeição na cidade é enorme, tanto assim que como candidata a prefeita obteve uma votação ridícula.

Defesa

Durante a audiência pública realizada no Sest/Senac para discutir a terceirização das rodovias que cortam a região e a consequente implantação de praças de pedágio, o prefeito Sérgio Azevedo, ao usar da palavra, disse que boas estradas são importantes, mas é preciso ter cautela com os preços dos pedágios para não impactar na vida de moradores de municípios vizinhos e até mesmo prejudicar Poços de Caldas que além de polo regional é uma cidade turística. O prefeito lembrou que o dinheiro arrecadado com a cobrança de pedágio deve ser investido nas estradas da região. Foi aplaudido.

Contraponto

Foi o suficiente para que o vereador Paulo Tadeu, que até então estava sentado na plateia, apenas como ouvinte, quebrasse o protocolo pedindo a palavra para rebater o prefeito defendendo a cobrança de pedágio. Disse que se ele (Sérgio) deseja reclamar do alto preço do pedágio que atrapalha o turismo, deveria começar protestando contra o governo paulista que é do seu partido, o PSDB. E aproveitou para também defender o governador Pimentel, mais os ex-presidentes Lula e Dilma. Não ganhou aplausos.

Reajuste do IPTU

Durante o debate sobre a realização de audiência pública para discutir o pagamento do piso nacional do magistério, na sessão de terça-feira, a vereadora Ligia Podestá se disse favorável a proposta do prefeito Sérgio Azevedo de aumentar o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), através da atualização do valor venal dos imóveis para pagar os professores.

Contrários

A proposta de elevar o valor venal dos imóveis para pagar o piso do magistério foi apresentada na Justiça do Trabalho em março, durante audiência na ação movida pelo sindicato dos servidores contra município. Boa parte dos professores não concorda com a proposta por achar injusto jogar nas costas do professorado esse reajuste que deve gerar enorme polêmica junto aos proprietários de imóveis. Vale dizer que o aumento no IPTU será repassado aos locatários que hoje, por conta da crise econômica já enfrentam dificuldades para arcar com o pagamento do aluguel mais o imposto.

Ruído

Dá para imaginar o ruído que esse reajuste no valor venal dos imóveis deve causar no comércio da área central, onde já se paga um alto aluguel pelos pontos comerciais. O reajuste não vai prejudicar tanto os proprietários que irão repassar o aumento aos locatários. Fazer isso em ano de eleição será outro tiro no pé... do Mosconi, que pretende se candidatar a deputado.

Distritão

Como o blog antecipou, começaram no Congresso as articulações para incorporar na reforma eleitoral o chamado Distritão, onde os deputados serão eleitos pelo critério dos mais votados, eliminando o sistema proporcional onde através de coligações elegem candidatos com menos votos que os primeiros colocados. Estava agendada para ontem uma reunião entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia e o presidente do Senado, Eunicio Oliveira, para tratar do assunto.

Chance

Pelo novo critério, os nomes que reúnem condições de se eleger por já contar com base eleitoral fora do município são estes: Mauro Tramonte, Carlos Mosconi, Marcos Eduardo e Geraldo Thadeu. O ex-prefeito Eloisio Lourenço também reúne alguma chance, isso se ampliar sua base na região, além de Alfenas, sua terra natal.

Mais uma...

O jovem vereador Ricardo Sabino, do PSDB, está virando alvo de chacota pelas suas frases impensadas, quase sempre acompanhadas de pedido de desculpas após a repercussão negativa. A mais recente encrenca que arrumou foi com os artistas locais que se sentiram ofendidos com comentário postado por ele em sua página no facebook, onde ao se referir à apresentadora Eliana, que se afastou do programa de tv devido a gravidez de risco. O vereador disse que “não se aproveita quase nada do que a maioria dos artistas diz e faz em suas vidas vazias e fugazes”.  Depois pediu desculpas pelo erro.

Reajuste

Foi publicado ontem no diário oficial do município o decreto de número 12.278, que reajustou os preços cobrados pela Socicam, administradora do terminal rodoviário intermunicipal. Pelo decreto a empresa está autorizada a reajustar para R$ 1,74 a taxa de embarque e R$ 0,95 para uso dos sanitários. O decreto não esclarece se o preço para uso do sanitário é com ou sem papel higiênico.

Correção

O secretário de obras, Luiz Cortezano solicitou que fossem corrigidas as informações fornecidas por ele durante sua participação no programa Canal Aberto e reproduzidas pelo blog. Ao invés de uma nova creche no bairro Monte Verde ele diz que a construção da creche será na Cohab e que no Monte Verde será construído um Centro de Iniciação Esportiva.

Rodapé

O retorno da dupla Navarro-Paulinho já tem até apelido: os inelegíveis.

BLOG 21-JUN-2017

Preocupante

A se confirmar a prévia divulgada ontem pelo Ministério do Trabalho, através do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), a situação do desemprego em Poços de Caldas se agravou em maio com o fechamento de 629 postos de trabalho. Foram 353 apenas na área da construção civil. Outro onde o número de empregos também caiu foi na indústria de transformação, com a extinção de 167 vagas. No comércio foram 65. De positivo apenas a administração pública que apesar da queda de receita, contratou 80 novos funcionários.

“Uber dos ônibus”

Novo aplicativo de transporte compartilhado desenvolvido por brasileiros promete economia de até 50% em viagens de ônibus intermunicipais. O Buser começará a operar em Minas Gerais com a proposta de apps como Uber e Cabify 99, conectando passageiros às empresas de transporte rodoviário. A expectativa dos criadores é que a plataforma seja ampliada para outras cidades brasileiras. A primeira viagem com o app está marcada para o próximo dia 7 de julho, saindo de Belo Horizonte. Uma passagem de Belo Horizonte a Viçosa, vendida pela Buser, sai por R$ 49,90. A média de preços para o mesmo trecho, por empresas de transporte, é de R$ 77, 90. Uma passagem de Poços de Caldas a Belo Horizonte, ou vice-versa, que custa em média R$ 160,00 através do aplicativo pode cair para algo em torno de R$ 100,00.

A voz das ruas

Passado quase seis meses de governo, já se ouve pelas ruas e nas redes sociais, muitas reclamações e pessoas em dúvida quanto ao sucesso do governo comandado pela dupla Sérgio-Flávio. O melhor a fazer seria contratar uma pesquisa junto a um instituto de credibilidade para avaliar o desempenho do governo até aqui e quais os serviços que não estão correspondendo à expectativa da população. Seria um dinheiro bem aplicado e os responsáveis pelo executivo teriam um norte correto a seguir. E se preciso até mesmo a substituição de algumas peças na equipe que não estão correspondendo à expectativa. Foi-se o tempo em que se administrava na base do achismo ou por elogios, normalmente vindos de quem tem interesse em se beneficiar do governo.

Foi mal...

A respeito da nota publicada ontem no blog cobrando ajuda do município para a Liga Poços-caldense de Futebol, recebemos várias opiniões favoráveis a administração, todas elas hipotecando solidariedade ao prefeito Sérgio Azevedo no corte de verba para a entidade que dirige o futebol amador da cidade. A maioria das pessoas entende que assim como fez com as escolas de samba, a prefeitura também não deve desperdiçar dinheiro público com coisa que não trás nenhum benefício para o esporte. Na opinião de grande parte dos leitores, “quem tem que manter a Liga são os clubes de futebol e não a prefeitura”.

As mais inteligentes

A revista Exame a divulgou o ranking Connected Smart Cities, elaborado pela  Urban Systems que aponta as 100 cidades mais inteligentes (e conectadas) do Brasil. O levantamento se refere as cidades que conseguem aliar inteligência e tecnologia em diversos aspectos, como urbanização e meio ambiente. As capitais São Paulo (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) foram eleitas as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. Poços de Caldas aparece na 98ª. posição, à frente de Mogi Guaçu e Diadema. Em Minas Gerais, as outras cidades selecionadas são Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba. Juiz de Fora, Patos de Minas, Contagem, Ouro Preto e Sete Lagoas.

Esquentou

O debate em torno do pagamento do piso nacional para o magistério na sessão ordinária de ontem da Câmara Municipal esquentou com um pedido de audiência pública, formulado pela vereadora Mara Cecilia Opípari. O debate mais acalorado se deu entre os vereadores Paulo Tadeu e Lucas Arruda, descambando a discussão até para transferência de recursos do DME para a prefeitura. Ao final, por interferência do presidente Antonio Carlos Pereira, o requerimento foi colocado em votação e aprovado para que o legislativo realize audiência pública. Por sinal, os embates entre Paulo Tadeu e o ex-petista tem ocorrido com mais frequência nas últimas reuniões.

Sangria

Durante a discussão, o vereador Paulo Tadeu, respondendo a uma colocação da vereadora Ligia Podestá que sugeriu aumento do IPTU para pagar o piso dos professores e não verba do DME, como era intenção do governo anterior, o vereador petista  disse que é preciso acabar com essa história de sangria no DME promovida pelo governo Eloisio. Pior que isso, segundo Paulo Tadeu, foi a contratação de um escritório de advocacia e a tentativa de acordo junto ao Carf, que iria, aí sim, sangraria o DME em mais de R$ 400 milhões, proposta essa feita pelo atual presidente do Conselho de Administração, Cicero Machado de Morais, quando este respondia pela direção da então autarquia municipal.

Para lembrar

Só para refrescar a memória do nobre vereador, a multa pelo não recolhimento de imposto de renda, aplicada pela Receita Federal ao DME se refere ao período de 2000 a 2004. Ou seja, durante o seu próprio governo como prefeito, quando manteve o engenheiro Cicero Machado à frente do DME. A multa não chegava a R$ 100 milhões e o escritório contratado à época receberia pouco mais de R$ 1 milhão. Esta multa foi considerada indevida pelo Superior Tribunal de Justiça pelo fato de os entes federados serem imunes entre si. Na época o DME era uma autarquia municipal, portanto, estava isento do recolhimento e o acordo celebrado no governo do prefeito Eloisio junto ao Carf, que custou ao DME quase R$ 20 milhões em honorários advocatícios, era totalmente desnecessário já que a multa com certeza seria anulada no tribunal. O engenheiro Cicero Machado foi dispensado no primeiro ano da gestão Navarro, que sucedeu o agora vereador no comando do executivo.

No Canal Aberto

O programa Canal Aberto ontem teve a participação de muitos telespectadores que formularam perguntas ao entrevistado do dia, o secretário de saúde, Carlos Mosconi. O entrevistado respondeu a todas elas com serenidade e firmeza, mas a audiência do programa mostrou, mais uma vez, que algo não caminha bem na área de saúde.

Exigência

Uma informação preocupante dada pelo secretário durante o programa é que à exemplo da Santa Casa, os médicos do hospital Santa Lúcia também estão exigindo do município o pagamento de honorários atrasados por extrapolamento de UTI. Como se sabe, o município transferiu a titulo de adiantamento para o Estado, mais de um milhão de reais para a Santa Casa pagar os honorários atrasados. Na reunião de ontem, o vereador Paulo Tadeu afirmou que ao deixar de contemplar o hospital Santa Lucia, nas mesmas condições em que beneficiou a Santa Casa, a secretaria de saúde foi injusta com o hospital.

Briga boa

O secretário de serviços públicos, Thiago Biagioni, arrumou encrenca com o vereador de oposição Paulo Tadeu ao utilizar as redes sociais para responder a um pedido de informações sobre a transferência de servidores daquela secretaria que trabalham no cemitério para outro setor. Na mensagem postada pelo secretário foram citados fatos considerados graves, que nada tinham a ver com a pergunta do vereador.

Na Difusora/TV Plan

Ao lado do jornalista Rodrigo Costa, participamos ontem do programa Stúdio News, apresentado por Paulo Marcelo, que vai ao ar diariamente das 11 às 12 hs. com transmissão simultânea pela Rádio Difusora (AM e FM) e TV Plan.

Rodapé

O diário oficial publicou ontem edital da prefeitura para contratação de serviço de desratização nos prédios públicos municipais. A ratinha de gabinete deve estar morrendo de medo.

Tenha você também a sua rádio