Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Mais arquivos você lê em http://blogdopolli.zip.net

BLOG 18-AGO-2017

Completando a resposta

Na terça-feira, durante entrevista a rádio Canção do Boiadeiro, respondendo a pergunta do apresentador Albert Mareca se achava correta a transferência de recursos do DME para a prefeitura, eu disse que sim, desde que esse dinheiro não seja para cobrir rombos nas contas de custeio, mas sim, para a realização de obras, ou outra finalidade que beneficie diretamente a população, como foi o caso dos R$ 15 milhões que salvou o hospital da Santa Casa da falência no segundo governo de Sebastião Navarro. Mesmo com o lucro das empresas de energia, por força de lei, entrando no caixa único da prefeitura, isso não impede que o chefe do executivo direcione a sua aplicação para novos investimentos.

Beneficiando os consumidores

Um ponto, porém, que não tive tempo para acrescentar na resposta durante o programa é que também sou favorável que o lucro do DME, sempre que possível, seja revertido em benefício dos consumidores na forma de uma tarifa mais baixa. E vale lembrar que no apagar das luzes do governo passado, após a Aneel determinar o abaixamento da tarifa da distribuidora em 26,83% para energia residencial e 32% para alta tensão, a antiga direção do Departamento, seguindo orientação do prefeito, Eloisio Lourenço, tentou reverter esse abaixamento da tarifa determinado pelo órgão regulador.

Foi contra

Segundo reportagem da EPTV, que pode ser encontrada no site do G1, com data do dia 15 de dezembro, o ex-presidente João Deom deu esta justificativa para o recurso que a empresa protocolou junto a Aneel: “quando autorizou a redução nos preços, a Aneel informou ter se baseado em planilhas de custos enviados pelo DME. O cálculo levaria em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, além dos encargos setoriais. No entanto, a autarquia acredita que a redução foi muito grande e por isso, entrou com recurso junto ao órgão regulador. O DME também questiona uma decisão da Aneel que reduziu a tarifa de energia na Usina Hidrelétrica de Machadinho, no Sul do país, já que o departamento também faz parte do consórcio responsável pela usina”.

Redução mantida

A Aneel negou o pedido e a nova direção da empresa, que tomou posse em janeiro, fez questão de manter a energia com o preço reduzido para continuar favorecendo os consumidores. Vale lembrar também que o abaixamento só ocorreu graças à luta da presidente do Conselho de Consumidores, Arleni Mareca, que lutou contra tudo e contra todos para defender o abaixamento, sendo por isso homenageada pela própria Aneel como exemplo de conduta à frente do Conselho.

Candidato

Além de Mauro Tramonte, pré-candidato a deputado estadual, que apresenta de segunda a sexta o “Balanço Geral”, na TV Record Minas a emissora titem outro candidato em potencial: Carlos Viana, responsável pelo MG Record, que deverá disputar uma das duas vagas para o Senado. Pesquisa do instituto Multidados indica que o apresentador tem a preferência de 14% do eleitorado mineiro, sendo considerado pelos analistas políticos como o mais novo fenômeno eleitoral no Estado.

Quem é...

Jornalista graduado pela Uni-BH e pós-graduado em Administração e Marketing pela UFMG, Carlos Viana nasceu em Braúnas (MG) e iniciou a carreira jornalística na Rede Minas e também tem passagens pela TV Globo e TV Alterosa. Na Record desde 2006, atualmente ele comanda o MG Record. Viana, que fala inglês, espanhol e conhece um pouco de alemão, também é empresário do ramo de comunicações, âncora na Rádio Itatiaia e já foi professor universitário.

Mais asfalto

Em plena campanha para a reeleição, o governador Fernando Pimentel vai lançar em setembro, um projeto de asfaltamento de estradas rurais e urbanas nos municípios. Criado por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado, o “Mais Asfalto” terá investimentos de R$ 600 milhões nos próximos três anos em todos os 853 municípios.

Licitação

O projeto tem um modelo licitatório diferente, que, segundo governistas, será menos burocrático. Com a modalidade registro de preço, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem já realizou três licitações para contratação das empresas que serão responsáveis pelas obras. Por meio de convênios, os municípios devem aderir à ata de preços e solicitar a obra. O Estado repassará ao município o valor total da obra, e ele próprio fará o pagamento às empresas vencedoras.

Coordenação

Toda coordenação entre o governo do Estado e os municípios ficará a cargo do secretário de governo (e pré-candidato ao Senado), Odair Cunha que fará o meio de campo junto aos prefeitos. O projeto prevê um máximo de oito quilômetros de asfalto para as cidades de porte médio, como é o caso de Poços de Caldas que deve ser uma das cidades beneficiadas pelo projeto.

Rodapé

Mais um ano de vida. Dia de viajar até Aparecida e agradecer a Mãe Rainha pela etapa vencida. O blog voltará a ser atualizado na segunda. Até lá.

BLOG 17-AGO-2017

Congresso do PSB

Com o comando do ex-prefeito Paulo Cesar Silva, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), realiza neste sábado, dia 19, das 10 às 12 hs, no recinto da Câmara Municipal, o seu congresso para composição do diretório municipal, conselho de ética, conselho fiscal e eleição dos delegados para o congresso estadual do partido.

Fim das provisórias

O congresso do PSB atende exigência da lei eleitoral que não permite mais as chamadas comissões provisórias que na verdade estavam substituindo os diretórios e se tornando permanentes tanto em nível municipal como no regional. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estipulou um prazo para que os partidos regularizem suas situações, sob pena de ficarem impedidos de lançar candidatos nas eleições de 2018. Em Poços de Caldas alguns partidos de menor expressão continuam insistindo nas comissões provisórias.

Com vergonha

Se dependesse dos jovens vereadores Gustavo Bonafé e Ricardo Sabino, ambos filiados ao PSDB, o senador Aécio Neves poderia fazer as malas e procurar outro rumo. Depois de Bonafé declarar que o senador deveria se afastar do partido e até ser preso caso sejam confirmadas as denúncias que pesam contra ele por corrupção, ontem foi a vez de Ricardo Sabino declarar no programa Canal Aberto, da TV Poços, que “sente vergonha do senador”. A opinião dos dois jovens vereadores é compartilhada pela ala jovem do partido, enquanto que os chamados “cabeças brancas” continuam acreditando na inocência do senador.

Estrada aberta

Por falar no senador que está afastado da presidência do partido, mas continua articulando nos bastidores para disputar outra vez cargo de relevância no executivo, ele não deve ser candidato a reeleição. O mesmo deve ocorrer com seu grande amigo e parceiro, Zezé Perella, outro envolvido em escândalos de corrupção. Com o afastamento dos dois senadores, a estrada fica aberta para outros candidatos, entre eles o deputado Odair Cunha, secretário de governo no Estado. Uma pesquisa interna do partido indicou que Odair detém hoje 14% na preferência do eleitorado para se tornar representante de Minas no Senado Federal.

Tempo reduzido

Na opinião de observadores políticos, a mudança na programação da TV Record Minas, que encurtou a participação diária do apresentador Mauro Tramonte no “Balanço Geral” para 10 minutos (era uma hora), pode resultar em prejuízo eleitoral para o pré-candidato a deputado estadual, embora uma pesquisa do PRB, partido ao qual Tramonte está filiado, aponte que o apresentador reúne condições para ultrapassar a barreira dos 100 mil votos. Além disso, Mauro deve contar com o apoio da Igreja Universal durante a campanha.

Sob controle

Três vereadores da base de sustentação do prefeito Sérgio Azevedo conversavam ontem à tarde na Câmara a respeito dos projetos de interesse do executivo que estão tramitando na Casa. Um deles disse que todos serão aprovados sem maiores dificuldades porque o prefeito mantém sob controle a bancada, dispensando atenção aos vereadores nas suas reivindicações e requerimentos com pedidos de informações. “Sérgio está apenas seguindo o conselho de Maquiavél, que aconselha fazer o bem aos poucos e quando praticar o mal, o melhor é fazê-lo de uma vez só”. De preferência no início do mandato.

Lá e cá...

A prefeitura de Águas da Prata acaba de firmar parceria com grupos de praticantes de Airsoft, um esporte que simula situações diversas de combate utilizando bolinhas de plástico disparadores que externamente simulam armas de verdade, mas tem um mecanismo interno completamente diferente. Representantes de três grupos, um de São José do Rio Pardo, um de Poços de Caldas e outro de Águas da Prata se propuseram a limpar as dependências do Balneário Teotônio Vilela e manter o lugar limpo para prática do esporte. A contrapartida é a autorização ou (alvará) da prefeitura para que os esportistas possam utilizar o local. Não seria uma boa ideia copiar o exemplo e oferecer aos praticantes deste tipo de esporte o abandonado Complexo Santa Cruz?

Pimentel favorito

Fernando Pimentel aparece em liderança isolada na corrida para o governo do Estado na pesquisa feita pela Multidados. No levantamento em julho com 2.000 eleitores de 145 municípios, o governador recebeu 28% das intenções de voto. Ele tem 16 pontos de vantagem sobre os nomes em segundo lugar e tem apenas cinco pontos a menos que a soma de todos os adversários. A disputa pela outra vaga no segundo turno está acirradíssima na pesquisa Multidados. Há três candidatos em empate técnico na segunda posição: Dinis Pinheiro e Marcio Lacerda, ambos com 12%, e Vittorio Medioli com 10%. Depois aparece Rodrigo Pacheco com 6%.

Agora vai...

O presidente nacional do PMDB, Romero Jucá (RR), afirmou nesta quarta-feira, que encaminhou um ofício ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para mudar o nome da legenda para MDB (Movimento Democrático Brasileiro), como era durante o regime militar. A alteração, que tem o aval do presidente Michel Temer, deve ser concretizada em 27 de setembro, durante a convenção nacional da legenda.

Mais uma...

Passado o mês de agosto e encerrada a polêmica em torno da Festa Uai, o próximo embate da administração tucana deverá ser com a decoração natalina. Pelo que se percebe através das redes sociais é que os artistas plásticos Marcelo Abuchalla e Alê, responsáveis pela decoração nos últimos anos, são cartas fora do baralho para o próximo trabalho. Quem conhece Marcelo sabe que o artista não tem papas na língua.

Uber liberado em Minas

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) votaram na tarde desta quarta-feira pela liberação dos aplicativos de transporte privado em todo o Estado. Dessa forma, os motoristas da Uber, por exemplo, não poderão ser multados pela Empresa de Transportes de Belo Horizonte ou por outro órgão de fiscalização por exercerem o serviço. Foram sete votos a favor da liberação e apenas um contra.

Solenidade

O departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) entrega nesta quinta-feira, em sua primeira etapa, de 3.500 metros de tubos de ferro fundido dos quais 2.600 metros serão para a zona sul destinadas as obras de reforço de abastecimento naquela região. A solenidade está marcada para o Ginásio poliesportivo Juca Cobra, às 9 horas da manhã.

Blog 16-AGO-2017

Propaganda infeliz

O vereador oposicionista Paulo Tadeu usou ontem o seu espaço na explicação pessoal para criticar uma propaganda que a prefeitura está veiculando nas emissoras de tv sobre a coleta seletiva. O vídeo foi exibido para os demais vereadores e atenta contra a estruturação familiar, falando sobre a separação de um casal para compará-la a coleta seletiva. Sem dúvida, uma criação infeliz que mereceu a critica do petista, endossada por outros colegas, entre eles o professor Carlos Roberto. Segundo consta, a peça não obteve aval do prefeito que ontem mesmo determinou que ela fosse retirada do ar.

Terminal rodoviário

Não me lembro de outra licitação para renovação do contrato com a empresa Socican, responsável pela administração e exploração do terminal rodoviário intermunicipal desde que ele foi inaugurado, na gestão do prefeito Luiz Antonio Batista. Seria interessante a administração analisar a possibilidade de exigir da concessionária um cuidado maior com a sua manutenção, cuidando inclusive do aspecto externo como a reativação do lago e seus fontanários, há muito tempo desativados.

Vazias

Como o terminal pertence ao município e a prefeitura anda procurando novos locais para fugir do aluguel, algumas salas que estão desocupadas poderiam ser ocupadas por repartições municipais.

Aterramento

Segundo noticiário da imprensa paulista, o prefeito João Dória pretende promover o aterramento da rede elétrica em pelo menos 52 kms de vias na capital paulista. Isso faz lembrar a necessidade desta administração em dar continuidade ao projeto da rede elétrica subterrânea que começou com o projeto Centro Vivo. Como a Rua Marechal Deodoro recebeu o benefício no governo anterior, o DME poderia agora iniciar agora o trabalho de aterramento da rede elétrica na Avenida João Pinheiro, obra prometida mas não executada pela administração passada.

Aos poucos...

Como se trata de uma obra que exige alto investimento o trabalho pode ser executado em etapas para não sobrecarregar financeiramente a distribuidora e nem atrapalhar o trânsito que já é muito complicado na avenida. Vale lembrar que o projeto Centro Vivo, criado no governo Luiz Antonio Batista, teve início quando o DME tinha na direção o engenheiro Cicero Machado de Morais, que agora responde pela presidência do Conselho de Administração das empresas de energia.

Disfarçando as siglas

Na tentativa de iludir o eleitor, livrando seus filiados do desgaste que a classe politica enfrenta por conta dos escândalos de corrupção alguns partidos estão tentando mudar de nome para as próximas eleições. O PTdoB, por exemplo, passou a se chamar “Avante”, enquanto que o PTN agora é o “Podemos”, com direito até ao lançamento de candidatos a presidente e governador. Já o Partido Progressista (PP) que mudar para apenas “Progressistas”.

Reconhecendo erro

Por falar em partido, o deputado federal e presidente do PSDB mineiro, Domingos Sávio, reconheceu que o partido cometeu um erro enorme ao lançar Pimenta da Veiga para o Governo do Estado na eleição passada. Só não disse que o Pimenta foi enfiado goela abaixo dos tucanos pelo senador Aécio Neves, mesmo contra a vontade do então governador Antonio Anastasia.

Cidadão poços-caldense

Com votos favoráveis inclusive dos vereadores de oposição, a Câmara Municipal aprovou na sessão de ontem, o titulo de cidadania ao prefeito Sérgio Azevedo. A proposta foi do vereador Pedro Magalhães e Segundo Paulo Tadeu, ao justificar seu voto, alguém que fez um bom trabalho na recuperação da Coopoços e foi eleito prefeito da cidade, faz por merecer o título de cidadão poços-caldense.

Iluminação

Na mesma sessão os vereadores aprovaram anteprojeto de autoria do vereador Marcelo Heitor, propondo ao executivo o uso de lâmpadas de diodo-led, em todos os órgãos e espaços públicos.

Expediente

O expediente dos vereadores na reunião ordinária de ontem, constou de 35 requerimentos com pedidos de informações, 12 de congratulações e 4 votos de pesar.

Bate-papo

O ex-deputado Geraldo Thadeu foi visto ontem pela manhã, colocando a conversa em dia com Tereza Navarro no Café Pão de mel na Rua Junqueiras. Assim que o deputado se retirou, Tereza foi convidada e aceitou sentar á mesa do grupo santa ceia. Foi a primeira mulher a ser convidada para fazer parte do grupo, mesmo não tendo idade para tanto. Tereza sentiu-se feliz com o convite e disse que tem muito a aprender com os cabeças brancas.

Vereador questiona S.H.A.

O vereador Paulo Eustáquio apresentou requerimento onde pede informações do executivo a respeito dos contratos para fornecimento de alimentação, firmado entre o município e a empresa S.H.A. O vereador quer saber quando foi firmado o primeiro contrato com a empresa (na segunda gestão de Sebastião Navarro), e quantos aditivos foram feitos até agora nos referidos contratos.

Violência

Disparo de arma de fogo contra um ônibus da Circullare no Parque Pinheiros, assalto à mão armada e sequestro de um casal que namorava na estrada do Cristo e foi abandonado completamente nu, na estrada da Cachoeirinha. Destaques do noticiário policial de ontem do setor policial, registrando os índices de violência no município que não para de crescer.

Entrando no rítmo

Após algumas patinadas no início do governo, a administração municipal começa a mostrar serviço não só no setor de serviços públicos com limpeza pública e conservação de parques e jardins, mas também na manutenção de prédios escolares, postos de saúde e asfaltamento de ruas. O complexo de lazer Maria Cristina Bianchi, no conjunto habitacional Dr. Pedro Afonso Junqueira, também estão sendo alvo de reformas, assim como estão em andamento outras duas importantes obras para prevenção de enchentes, uma na contenção de encostas no ribeirão da João Pinheiro e outra a canalização do córrego da Av. Monsenhor Alderigi, no Jardim Country Club.

Capital político

Já é possível detectar entre as pessoas um grau maior de confiança e aprovação do governo comandado por Sérgio Azevedo que mesmo diante das dificuldades financeiras está conseguindo atender as necessidades da população. Para um atento observador político, o capital político do prefeito hoje já é maior de quando tomou posse, o que permite a tomada de algumas medidas necessárias, mesmo que contrarie algumas pessoas acostumadas com as benesses do poder público.

Solicitação atendida

O Demutran atendeu solicitação feita pelo blog e pelo Canal Aberto, da TV Poços, colocando placa indicativa de contramão para os motoristas que descem pela Rua Paraná em direção a Rua Junqueiras e que por falta de sinalização estavam entrando à direita, colocando em risco a vida de pedestres que atravessam na passarela defronte as Thermas. 

Blog 15-AGO-2017

Barraco na Fearpo

Oficio protocolado pela Associação dos Expositores da Fearpo e Artesões, a ser lido na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal deve provocar enorme polêmica. Segundo a associação, no último domingo, a secretaria de turismo promoveu a escolha de 17 expositores para compor a Comissão Técnica Consultiva que vai analisar as condições dos atuais expositores e de outros que pretendem ingressar na feira de artesanato. A associação alega que a escolha desta comissão contraria a lei 8.532, de 2009.

Asfaltamento

O Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) está trabalhando desde o dia 24 de julho último, na recuperação do trecho urbano da rodovia 146. As obras estão sendo executadas na Av. Wenceslau Brás, trecho compreendido entre o trevo de acesso as rodovias que levam a cidades do sul de Minas e em breve também as Avenidas Edmundo Cardillo e Alcoa, na zona sul, receberão o mesmo tratamento.

Obrigado governador

O Dnit só decidiu investir R$ 35 milhões no asfaltamento dos trechos urbanos das rodovias federais em Poços de Caldas e Pouso Alegre, após a tentativa frustrada do governador Fernando Pimentel de promover concessões das mesmas rodovias, com a implantação de várias praças de pedágio. Os motoristas agradecem ao governador.

Enquanto isso...

Infelizmente a MG 267, que liga o bairro Bortolan ao Marco Divisório e a Rodovia do Contorno (LMG 877), não receberão o mesmo tratamento por se tratar de rodovias estaduais. Por ali os motoristas continuarão enfrentando asfalto em péssimas condições, a falta de sinalização e ainda os radares implantados pelo governo do Estado para reforço do caixa que apesar disso, continua vazio.

Quem ganha

Além dos motoristas que poderão usufruir de melhor asfalto nas avenidas que estão recebendo novo pavimento por parte do Dnit, quem ganha com isso é o prefeito Sérgio Azevedo que, ao contrário dos seus antecessores, não vai ter que investir recurso do município na manutenção dos trechos urbanos das rodovias federais.

Sorte é prá quem tem

Além disso, o prefeito ainda está sendo beneficiado com o asfaltamento de várias ruas nos bairros, obra financiada através do empréstimo feito junto ao BDMG pela administração passada. Como a prefeitura estava em débito com o INSS, isso atrasou a liberação do recurso que só saiu neste início do novo governo. Como se trata se empréstimo e o pagamento será feito pela atual administração, nada mais justo do que creditar ao atual prefeito as obras de melhoria nos bairros. Como diz um velho ditado, “sorte é prá quem tem e acredita nela”.

Três vezes mais

O governador Fernando Pimentel afirmou na última quarta-feira que, se as usinas da Cemig forem leiloadas, a conta de luz pode triplicar. “Isso vai ser um impacto terrível. Se um investidor vier e pagar os cerca de R$ 11 bilhões que o governo federal quer, depois vai querer se ressarcir na conta de luz. Hoje, a tarifa é relativamente barata, mais vai ficar três vezes mais cara”.

Leilão

Pimentel estava se referindo ao leilão das usinas hidrelétricas Jaguara, São Simão, Miranda e Volta Grande, que a Cemig esta correndo sério risco de perder. Hoje o preço do megawatt-hora da estatal mineira gira em torno de R$ 30 a R$ 40 e se as usinas forem leiloadas, segundo cálculo do governador, o preço pode chegar a R$ 120. É nessa hora que a gente percebe o quanto é importante para a população a prefeitura continuar mantendo como empresa pública municipal o Departamento Municipal de Eletricidade.

Que fim levou...

Algumas pessoas estão querendo saber que fim levou aquela reunião em que foi criado o grupo Todos Por Poços (TPP), organizado pelo trio formado por Tereza Navarro, Paulinho Courominas e Paulo Molinari. Será que desistiram da ideia ou estão apenas aguardando as definições em torno da reforma eleitoral para voltar a se reunir?

Podemos

Já tem gente se movimentando para formar uma comissão provisória do Podemos em Poços de Caldas. O partido recém-lançado que tem como principal estrela o senador Álvaro Dias, candidato a presidente, iniciou conversa com o empresário Vitório Medioli, prefeito de Betim, que deve deixar o PHS para ser candidato a governador pelo novo partido.

Horário reduzido

O apresentador Mauro Tramonte, pré-candidato a deputado estadual, distribuiu ontem comunicado aos amigos comunicando que desde ontem, segunda-feira, por causa de mudanças na programação da TV Record Minas, seu horário foi reduzido para apenas dez minutos diários, à partir das 13 horas, de segunda a sexta com as principais noticias da capital mineira.

Visitando obras

A exemplo dos seus antecessores Sebastião Navarro e Luiz Antonio Batista, o prefeito Sérgio Azevedo adotou o hábito de vistoriar pessoalmente as obras em andamento. Ontem esteve visitando as obras de contenção da encosta no ribeirão da João Pinheiro, passou pela Av. Mansenhor Alderigi onde a prefeitura realiza obra de canalização, deu umas voltas pelo bairro Santa Augusta, onde o asfalto de todas as ruas foi recuperado e visitou ainda a Av. Wenceslau Brás, onde o Dnit está promovendo a recuperação do asfalto.

Entrevista

Estarei hoje, à partir das 9h30m, na rádio web Canção de Boiadeiro, sendo entrevistado ao vivo por Albert Mareca, para falar sobre política e assuntos do nosso cotidiano.

Diniz no PTB

O ex-deputado Dinis Pinheiro avalia a possibilidade de deixar o PP pelo PTB. Ele tem conversado com representantes do partido e aguarda a reforma política para se definir. O entendimento do seu grupo político é de que, para ter mais chances na disputa ao governo de Minas no ano que vem, Diniz Pinheiro deverá disputar por uma legenda que não esteja envolvida nas denúncias de irregularidades investigadas pela operação Lava Jato.

Rodapé

Tem gente que por dinheiro vende até a mãe, enquanto outros, pelo mesmo motivo, fazem churrasco dos melhores amigos e usa jornal para acender a brasa.

BLOG 14-AGO-2017

Na feira

Quem deu o ar da graça na fera livre de sábado foi o casal Maria Lucia e Carlos Mosconi. Como sempre foram bem recebidos pelos feirantes que estão acostumados a presença deles fazendo compras, mesmo fora de época de campanha eleitoral.

Marcando ponto

Presente também na feira de sábado, logo às 7 da manhã, estava o vereador e apresentador de tv, Antonio Carlos Pereira, que por sinal não deixa de marcar ponto semanalmente, desde quando apresentava o programa Difusora vai à Feira.

Candidato ao Senado

Como o blog divulgou anteriormente, Odair Cunha já iniciou movimentação para lançar sua candidatura ao Senado, tendo como um dos seus principais articuladores o prefeito de Três Corações, Cláudio Pereira. E já incomoda o deputado federal Reginaldo Lopes, o candidato a deputado mais votado do PT na última eleição e que tem a mesma pretensão de disputar vaga para o Senado.

Censura

“A Dilma errou e eu errei quando não fizemos a regulamentação dos meios de comunicação. Eles têm que saber que têm que trabalhar muito para não deixar que eu volte a ser candidato. Se eu for candidato, vou ganhar e fazer a regulação dos órgãos de imprensa”. Quem disse isso? O ex-presidente Lula, sábado, no Rio de Janeiro.

Vices continuam

A comissão especial que analisa a reforma politica rejeitou na semana passada, proposta de emenda que retira a figura do vice dos cargos de Presidente da República, Governador e Prefeito. Por 19 votos a 6 os deputados rejeitaram a proposta do petista Vicênte Cândido, do PT Paulista. Com isso o vice-prefeito, Flávio Faria, poderá tentar a reeleição e se vencer, permanecer no cargo por mais quatro anos.

Ação entre amigos

Já dizia um antigo político que governar é engolir sapos e vomitar flores e o histórico das administrações municipais mostra que só se deu bem no cargo quem aprendeu a dizer não, se recusando a fazer da administração municipal uma ação entre amigos. Três prefeitos que tiveram esse comportamento e deixaram o cargo com alta aprovação do governo: Sebastião Navarro, Luiz Antonio Batista e Geraldo Thadeu. Quem disse muito sim, no início de governo, acabou recebendo um não dos eleitores no final do mandato.

E a placa?

Apesar de ter prometido no programa Canal Aberto, o diretor do Departamento de Trânsito ainda não recolocou a placa indicativa de contra mão na Rua Junqueiras, onde motoristas que descem a Rua Paraná costumam fazer conversão à direita para entrar na Junqueiras, colocando em risco os pedestres que estão atravessando a rua.

Cada dia pior...

E por falar em trânsito, a situação na Avenida João Pinheiro está cada vez mais complicada com o aumento no número de veículos. Inúmeros acidentes foram registrados nos últimos dias e a maioria deles provocado em consequência do estreitamento da pista com a implantação da terceira faixa. Com o aumento do número de moradores no setor oeste da cidade, a tendência é o trânsito ficar ainda pior. Um problema que só será resolvido com obras de alargamento da avenida nos dois sentidos de direção.

Rejeição aos políticos

A classe politica está mesmo em baixa, uma pesquisa do instituto Ipsos aponta que a população manifesta rejeição generalizada à classe política (independentemente de partido) e ao atual modelo de governo. Só 6% se sentem representados pelos nomes em quem votaram. O negativismo contamina a percepção sobre a própria democracia: só metade da população considera a democracia, como o melhor regime para o país. Enquanto que 47% discordam. Passado pouco mais de um ano das manifestações que culminaram no fim do governo petista, 81% dos entrevistados concordam com a afirmação de que “o problema do país não é o partido A ou B, mas o sistema político”.

Mais uma

Ainda sobre pesquisas. Se você pudesse escolher, continuaria a morar no Brasil ou se mudaria daqui? O Instituto Paraná Pesquisas fez essa pergunta para 2.468 brasileiros e constatou que um terço já se imagina em outro país, enquanto que 34,6% disseram que morariam no exterior e 62,8% não desistiriam do Brasil.

Tenha você também a sua rádio