Portal de Notícias e Web Rádio 

Pesquisa do IFSuldeMinas identifica espécies exclusivas em áreas da Alcoa

Pesquisa do IFSuldeMinas identifica espécies exclusivas em áreas da Alcoa

𝙏𝙧𝙖𝙗𝙖𝙡𝙝𝙤 𝙙𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙘𝙡𝙪𝙨ã𝙤 𝙙𝙚 𝙘𝙪𝙧𝙨𝙤 𝙪𝙨𝙤𝙪 á 𝙧𝙚𝙖 𝙙𝙖 𝙚𝙢𝙥𝙧𝙚𝙨𝙖 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙚𝙨𝙩𝙪𝙙𝙤𝙨 𝙨𝙤𝙗𝙧𝙚 𝙖 𝙈𝙖𝙩𝙖 𝘼𝙩𝙡â𝙣𝙩𝙞𝙘𝙖. A Alcoa Poços de Caldas e o Instituto Federal Sul de Minas, Campus de Poços de Caldas (MG), concluíram mais...

ler mais
“Batman: O Cavaleiro das Trevas” em cartaz no Cine Marquise Ultravisão

“Batman: O Cavaleiro das Trevas” em cartaz no Cine Marquise Ultravisão

𝙏𝙧𝙞𝙡𝙤𝙜𝙞𝙖 𝙩𝙧𝙖𝙯 𝙛𝙞𝙡𝙢𝙚𝙨 𝙙𝙞𝙧𝙞𝙜𝙞𝙙𝙤𝙨 𝙥𝙚𝙡𝙤 𝙜𝙖𝙣𝙝𝙖𝙙𝙤𝙧 𝙙𝙤 𝙊𝙨𝙘𝙖𝙧, 𝘾𝙝𝙧𝙞𝙨𝙩𝙤𝙥𝙝𝙚𝙧 𝙉𝙤𝙡𝙖𝙣.  O Cine Marquise Ultravisão exibe a partir desta quinta, 18, os filmes da trilogia "Batman: O Cavaleiro das Trevas" pelo...

ler mais
Jovens aprendem sobre termalismo

Jovens aprendem sobre termalismo

O Balneário Dr. Mário Mourão, situado na Praça Dom Pedro II, também conhecida como Praça dos Macacos, em Poços de Caldas, recebeu cerca de 30 alunos do CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, dando...

ler mais

Missão do mandato

O deputado estadual Rodrigo Lopes afirmou que seu mandato é diferente, porque não é só para ganhar voto, mas um mandato para atender quem está com problema de saúde, quem precisa de acesso a uma cirurgia, para desenvolver uma política de turismo, para melhorar a qualidade de planejamento, de ações e capacitação dentro das gestões públicas através do treinamento e também da preparação política para aqueles que almejam se eleger vereadores, prefeitos, vice e secretários de seus municípios.

“Essa é a missão do nosso mandato: construir uma consciência política e demonstrar para a nossa juventude, principalmente, que a política vale a pena, que a política transforma a vida das pessoas e que a política pode sim tirar o menino do cabo da enxada, tirar o menino da favela , tirar o menino lá da reciclagem, de onde for. Isso não precisa sair de dentro dele não, porque eu fecho o olho e me vejo lá, ainda na minha vida, na minha infância e os meus valores não saem de mim não, jamais, eu tenho muito orgulho deles e levo eles aonde for”, declarou.

O deputado disse que a partir do momento em que tem este caminho aberto, serve de exemplo para outras pessoas e isso lhe traz uma grande responsabilidade, porque seu erro impacta naqueles que acreditam nele.

“Por isso que a seriedade tem que permear todo o nosso trabalho sempre”, declarou.

Homenagem merecida

Numa escolha pessoal, feita pelo governador do Estado, Romeu Zema, para orgulho de Poços de Caldas, no dia 21 de abril próximo, Gláucia Aparecida Costa Boaretto, que em toda a sua vida se dedica a auxiliar crianças excepcionais, será uma das homenageadas com a Medalha da Inconfidência 2024.

Gláucia receberá a mais importante honraria concedida pelo Estado, em nome da Federação das APAES de Minas Gerais, da qual ela é presidente, em cerimônia que contará com a presença do governador no dia 21, domingo às 9 horas da manhã no Centro de Artes e Convenções da UFOP, na cidade de Ouro Preto.

* Durante entrevista ao programa Café Interativo, ontem, o secretário de serviços públicos Celso Donato, já indicado par ser o coordenador geral da campanha eleitoral do grupo da situação, deixou bem claro que os candidatos aos cargos majoritários no executivo que irão representar o grupo serão Paulo Ney (PSDB) para prefeito, tendo como vice o vereador Marcelo Heitor, do PL, que, segundo ele, já aceitou o convite para figurar na chapa.

* Apesar da declaração de Celso Donato, Marcelo Heitor permanece em silêncio sobre o convite para ser o vice de Paulo Ney. Por outro lado, Marcelo tem sido procurado por lideranças do União Brasil com a proposta para que mantenha sua pré-candidatura a prefeito e até oferecem três nomes para a vice, pela ordem, Tiago Cavelagna, Douglas Dofu e Sérgio Krisanski.

* Donato disse também que a decisão de permanecer no PSDB e não se filiar ao União Brasil, foi do próprio Paulo Ney e que o prefeito Sérgio e Carlos Mosconi não interferiram na decisão. Segundo Donato, Paulo Ney tem personalidade própria e tomou a decisão com consciência daquilo que estava fazendo. Huuumm!!!

* Mas se Paulo já tinha em mente permanecer no partido tucano, não havia necessidade de ir a BH acompanhado do prefeito para tentar se filiar na legenda através da executiva regional e até mesmo procurar o ex-deputado Bilac Pinto com este mesmo objetivo. Vale lembrar que num encontro com mulheres do partido, Paulo se apresentou a elas como pré-candidato pelo União Brasil.

* Como o prefeito Sérgio Azevedo ainda não se pronunciou a respeito do pedido de exoneração de Tiago Cavelagna, do cargo de secretário adjunto de obras, Celso Donato disse que aguardam apenas a poeira abaixar para retomar o diálogo com o presidente do União Brasil e tem esperança de que a legenda continuará alinhada com a administração municipal na eleição de outubro.

* E o leitor Marcelo Norberto continua preocupado com os aguapés que estão tomando conta das águas da Represa Bortolan. Do jeito que as coisas estão, segundo Marcelo, em breve os aguapés irão cobrir totalmente a represa.

* O entrevistado desta quinta-feira, no programa Café Interativo, da Sulminastv, que começa as nove horas da manhã será o ex-prefeito Eloisio do Carmo Lourenço. Uma boa oportunidade para Eloisio comentar o resultado da pesquisa de intenção de votos, que será divulgada momentos antes, no jornal da Jovem Pan, que por sinal vem fazendo muito sucesso, apresentado pela dupla Luiz Gallo e Rodrigo Costa.

* A respeito de nota publicada ontem, quando informamos a intenção de alguns vereadores em analisar mais de perto a liberação de lotes no distrito industrial, o secretário Franco Martins, titular da SEDET, informa que toda e qualquer tratativa de conversas e ou negociações entre o setor privado (empresários) e poder público (Sedet) no que se refere a solicitação de áreas em nosso distrito, “essa negociação passa por avaliação de uma comissão interna, posteriormente submetida a avaliação do Conselho de Desenvolvimento Industrial e ainda submetida a Câmara Municipal podendo as tratativas serem aprovadas ou não em algum desses momentos submetidos”. O secretário diz que “independe de como o empresário chegou até nós essa avaliação é criteriosa e baseada em dados técnicos e plano de negócio sempre buscando o melhor para município”.

* E o programa Amigo Promotor, desta quinta-feira, promete muitas emoções com a presença de Jaderson Rodrigues, apresentador do Rota 21 e pré-candidato a prefeito e também do vereador Silvio de Assis (MDB), cotado para ser o seu vice. Vale a pena ouvir e assistir, com transmissão ao vivo pela Rádio Estúdio FM 87.9 e Sulminastv. Apresentação do Dr. Glaucir.

* Esta será uma boa oportunidade para o vereador Silvio de Assis, o Silvio Véio (MDB) explicar qual foi o motivo que o levou a se colocar como candidato a vice na chapa de Jaderson Rodrigues uma vez que o seu partido tem como candidato a prefeito Ulisses Guimarães. Ao invés de apoiar o candidato do MDB, Silvio prefere se aliar ao adversário. Estranho, não?

* Na edição desta quinta-feira, o diário oficial do município está publicando dois comunicados sobre pregão presencial, o primeiro deles a ser realizado no dia 2 de maio, tendo como objeto a contratação de empresa especializada para elaboração de projetos executivos e estudos específicos para fins de requalificação e melhorias em trechos determinados das avenidas João Pinheiro, Mansur Frayha e Silvio de Oliveira.

* O segundo comunicado diz respeito a contratação de empresa especializada para a elaboração de projetos executivos para a construção do Pavilhão de Eventos (Parque dos Mundos), também agendado para o dia 2 de maio.

Conselho instaura sindicância para apurar denúncias da CPI da saúde

O Conselho Regional de Medicina – MG – 67 – em resposta ao Ofício n. 36/2024, da Câmara, informa a instauração de Sindicância a respeito das “investigações ocorridas no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito instituída pelo Requerimento n. 622/2022, para apuração de fato certo e determinado: contratos firmados pelo Município com empresas de serviços médicos; a realização de consultas e procedimentos médicos em volume e carga horária superior às 24 (vinte e quatro) horas diárias; o pagamento de horas extras a médicos e servidores públicos na área da saúde municipal; a ocupação de cargos, empregos e funções públicas por pessoas com cargos, empregos, funções ou outras condições pessoais incompatíveis com o serviço público, na área da saúde municipal; ocupantes de cargo, emprego ou função públicas que desempenham atividades profissionais paralelas, incompatíveis com a carga horária do cargo, emprego ou função públicas para o qual foram designados e o emprego de verbas da COVID-19 em áreas, setores ou destinos diversos de sua aplicação obrigatória por força de lei”.

Vereadora questiona terceirização para exames de laboratório

A vereadora Luzia Martins (PDT) afirmou na sessão ordinária da Câmara, ontem, que o secretário de saúde, Thiago Mariano, fez uma reunião com os representantes de laboratórios do município, quando informou que estaria terceirizando os trabalhos deste tipo, com tabela diferenciada, para que a data e horário fossem de livre escolha dos pacientes.

Luzia lembrou que na última visita que fez ao laboratório da Policlínica percebeu que o local necessita de investimento na compra de equipamentos para atender os pacientes com maior eficiência.

“Uma decisão tomada sem conversar com os responsáveis pelo laboratório, que são servidores e executam o trabalho e que só não fazem melhor, exatamente pela falta de condições e não por incompetência”, lamentou a vereadora.

Ela teve aprovado requerimento de sua autoria, onde questiona executivo sobre a possível terceirização.

Fechamento do laboratório assusta

O vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB), por sua vez, afirmou que assusta muito a notícia de que decidiram fechar o laboratório da Policlínica e terceirizar o serviço.

“O laboratório da Policlínica hoje atende em média em torno de 60% da demanda de exames do município. É uma quantidade enorme e que possui equipamentos dentro das condições atuais, com servidores altamente qualificados e competentes. Assusta a notícia de que decidiram em 3 meses fechar o laboratório da Policlínica e repassar tudo para a iniciativa privada”, afirmou o vereador.

Missão do mandato

O deputado estadual Rodrigo Lopes afirmou que seu mandato é diferente, porque não é só para ganhar voto, mas um mandato para atender quem está com problema de saúde, quem precisa de acesso a uma cirurgia, para desenvolver uma política de turismo, para melhorar a qualidade de planejamento, de ações e capacitação dentro das gestões públicas através do treinamento e também da preparação política para aqueles que almejam se eleger vereadores, prefeitos, vice e secretários de seus municípios.

“Essa é a missão do nosso mandato: construir uma consciência política e demonstrar para a nossa juventude, principalmente, que a política vale a pena, que a política transforma a vida das pessoas e que a política pode sim tirar o menino do cabo da enxada, tirar o menino da favela , tirar o menino lá da reciclagem, de onde for. Isso não precisa sair de dentro dele não, porque eu fecho o olho e me vejo lá, ainda na minha vida, na minha infância e os meus valores não saem de mim não, jamais, eu tenho muito orgulho deles e levo eles aonde for”, declarou.

O deputado disse que a partir do momento em que tem este caminho aberto, serve de exemplo para outras pessoas e isso lhe traz uma grande responsabilidade, porque seu erro impacta naqueles que acreditam nele.

“Por isso que a seriedade tem que permear todo o nosso trabalho sempre”, declarou.

Homenagem merecida

Numa escolha pessoal, feita pelo governador do Estado, Romeu Zema, para orgulho de Poços de Caldas, no dia 21 de abril próximo, Gláucia Aparecida Costa Boaretto, que em toda a sua vida se dedica a auxiliar crianças excepcionais, será uma das homenageadas com a Medalha da Inconfidência 2024.

Gláucia receberá a mais importante honraria concedida pelo Estado, em nome da Federação das APAES de Minas Gerais, da qual ela é presidente, em cerimônia que contará com a presença do governador no dia 21, domingo às 9 horas da manhã no Centro de Artes e Convenções da UFOP, na cidade de Ouro Preto.

* Durante entrevista ao programa Café Interativo, ontem, o secretário de serviços públicos Celso Donato, já indicado par ser o coordenador geral da campanha eleitoral do grupo da situação, deixou bem claro que os candidatos aos cargos majoritários no executivo que irão representar o grupo serão Paulo Ney (PSDB) para prefeito, tendo como vice o vereador Marcelo Heitor, do PL, que, segundo ele, já aceitou o convite para figurar na chapa.

* Apesar da declaração de Celso Donato, Marcelo Heitor permanece em silêncio sobre o convite para ser o vice de Paulo Ney. Por outro lado, Marcelo tem sido procurado por lideranças do União Brasil com a proposta para que mantenha sua pré-candidatura a prefeito e até oferecem três nomes para a vice, pela ordem, Tiago Cavelagna, Douglas Dofu e Sérgio Krisanski.

* Donato disse também que a decisão de permanecer no PSDB e não se filiar ao União Brasil, foi do próprio Paulo Ney e que o prefeito Sérgio e Carlos Mosconi não interferiram na decisão. Segundo Donato, Paulo Ney tem personalidade própria e tomou a decisão com consciência daquilo que estava fazendo. Huuumm!!!

* Mas se Paulo já tinha em mente permanecer no partido tucano, não havia necessidade de ir a BH acompanhado do prefeito para tentar se filiar na legenda através da executiva regional e até mesmo procurar o ex-deputado Bilac Pinto com este mesmo objetivo. Vale lembrar que num encontro com mulheres do partido, Paulo se apresentou a elas como pré-candidato pelo União Brasil.

* Como o prefeito Sérgio Azevedo ainda não se pronunciou a respeito do pedido de exoneração de Tiago Cavelagna, do cargo de secretário adjunto de obras, Celso Donato disse que aguardam apenas a poeira abaixar para retomar o diálogo com o presidente do União Brasil e tem esperança de que a legenda continuará alinhada com a administração municipal na eleição de outubro.

* E o leitor Marcelo Norberto continua preocupado com os aguapés que estão tomando conta das águas da Represa Bortolan. Do jeito que as coisas estão, segundo Marcelo, em breve os aguapés irão cobrir totalmente a represa.

* O entrevistado desta quinta-feira, no programa Café Interativo, da Sulminastv, que começa as nove horas da manhã será o ex-prefeito Eloisio do Carmo Lourenço. Uma boa oportunidade para Eloisio comentar o resultado da pesquisa de intenção de votos, que será divulgada momentos antes, no jornal da Jovem Pan, que por sinal vem fazendo muito sucesso, apresentado pela dupla Luiz Gallo e Rodrigo Costa.

* A respeito de nota publicada ontem, quando informamos a intenção de alguns vereadores em analisar mais de perto a liberação de lotes no distrito industrial, o secretário Franco Martins, titular da SEDET, informa que toda e qualquer tratativa de conversas e ou negociações entre o setor privado (empresários) e poder público (Sedet) no que se refere a solicitação de áreas em nosso distrito, “essa negociação passa por avaliação de uma comissão interna, posteriormente submetida a avaliação do Conselho de Desenvolvimento Industrial e ainda submetida a Câmara Municipal podendo as tratativas serem aprovadas ou não em algum desses momentos submetidos”. O secretário diz que “independe de como o empresário chegou até nós essa avaliação é criteriosa e baseada em dados técnicos e plano de negócio sempre buscando o melhor para município”.

* E o programa Amigo Promotor, desta quinta-feira, promete muitas emoções com a presença de Jaderson Rodrigues, apresentador do Rota 21 e pré-candidato a prefeito e também do vereador Silvio de Assis (MDB), cotado para ser o seu vice. Vale a pena ouvir e assistir, com transmissão ao vivo pela Rádio Estúdio FM 87.9 e Sulminastv. Apresentação do Dr. Glaucir.

* Esta será uma boa oportunidade para o vereador Silvio de Assis, o Silvio Véio (MDB) explicar qual foi o motivo que o levou a se colocar como candidato a vice na chapa de Jaderson Rodrigues uma vez que o seu partido tem como candidato a prefeito Ulisses Guimarães. Ao invés de apoiar o candidato do MDB, Silvio prefere se aliar ao adversário. Estranho, não?

* Na edição desta quinta-feira, o diário oficial do município está publicando dois comunicados sobre pregão presencial, o primeiro deles a ser realizado no dia 2 de maio, tendo como objeto a contratação de empresa especializada para elaboração de projetos executivos e estudos específicos para fins de requalificação e melhorias em trechos determinados das avenidas João Pinheiro, Mansur Frayha e Silvio de Oliveira.

* O segundo comunicado diz respeito a contratação de empresa especializada para a elaboração de projetos executivos para a construção do Pavilhão de Eventos (Parque dos Mundos), também agendado para o dia 2 de maio.

Conselho instaura sindicância para apurar denúncias da CPI da saúde

O Conselho Regional de Medicina – MG – 67 – em resposta ao Ofício n. 36/2024, da Câmara, informa a instauração de Sindicância a respeito das “investigações ocorridas no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito instituída pelo Requerimento n. 622/2022, para apuração de fato certo e determinado: contratos firmados pelo Município com empresas de serviços médicos; a realização de consultas e procedimentos médicos em volume e carga horária superior às 24 (vinte e quatro) horas diárias; o pagamento de horas extras a médicos e servidores públicos na área da saúde municipal; a ocupação de cargos, empregos e funções públicas por pessoas com cargos, empregos, funções ou outras condições pessoais incompatíveis com o serviço público, na área da saúde municipal; ocupantes de cargo, emprego ou função públicas que desempenham atividades profissionais paralelas, incompatíveis com a carga horária do cargo, emprego ou função públicas para o qual foram designados e o emprego de verbas da COVID-19 em áreas, setores ou destinos diversos de sua aplicação obrigatória por força de lei”.

Vereadora questiona terceirização para exames de laboratório

A vereadora Luzia Martins (PDT) afirmou na sessão ordinária da Câmara, ontem, que o secretário de saúde, Thiago Mariano, fez uma reunião com os representantes de laboratórios do município, quando informou que estaria terceirizando os trabalhos deste tipo, com tabela diferenciada, para que a data e horário fossem de livre escolha dos pacientes.

Luzia lembrou que na última visita que fez ao laboratório da Policlínica percebeu que o local necessita de investimento na compra de equipamentos para atender os pacientes com maior eficiência.

“Uma decisão tomada sem conversar com os responsáveis pelo laboratório, que são servidores e executam o trabalho e que só não fazem melhor, exatamente pela falta de condições e não por incompetência”, lamentou a vereadora.

Ela teve aprovado requerimento de sua autoria, onde questiona executivo sobre a possível terceirização.

Fechamento do laboratório assusta

O vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB), por sua vez, afirmou que assusta muito a notícia de que decidiram fechar o laboratório da Policlínica e terceirizar o serviço.

“O laboratório da Policlínica hoje atende em média em torno de 60% da demanda de exames do município. É uma quantidade enorme e que possui equipamentos dentro das condições atuais, com servidores altamente qualificados e competentes. Assusta a notícia de que decidiram em 3 meses fechar o laboratório da Policlínica e repassar tudo para a iniciativa privada”, afirmou o vereador.

Pesquisa do IFSuldeMinas identifica espécies exclusivas em áreas da Alcoa

Pesquisa do IFSuldeMinas identifica espécies exclusivas em áreas da Alcoa

𝙏𝙧𝙖𝙗𝙖𝙡𝙝𝙤 𝙙𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙘𝙡𝙪𝙨ã𝙤 𝙙𝙚 𝙘𝙪𝙧𝙨𝙤 𝙪𝙨𝙤𝙪 á 𝙧𝙚𝙖 𝙙𝙖 𝙚𝙢𝙥𝙧𝙚𝙨𝙖 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙚𝙨𝙩𝙪𝙙𝙤𝙨 𝙨𝙤𝙗𝙧𝙚 𝙖 𝙈𝙖𝙩𝙖 𝘼𝙩𝙡â𝙣𝙩𝙞𝙘𝙖. A Alcoa Poços de Caldas e o Instituto Federal Sul de Minas, Campus de Poços de Caldas (MG), concluíram mais...

ler mais
“Batman: O Cavaleiro das Trevas” em cartaz no Cine Marquise Ultravisão

“Batman: O Cavaleiro das Trevas” em cartaz no Cine Marquise Ultravisão

𝙏𝙧𝙞𝙡𝙤𝙜𝙞𝙖 𝙩𝙧𝙖𝙯 𝙛𝙞𝙡𝙢𝙚𝙨 𝙙𝙞𝙧𝙞𝙜𝙞𝙙𝙤𝙨 𝙥𝙚𝙡𝙤 𝙜𝙖𝙣𝙝𝙖𝙙𝙤𝙧 𝙙𝙤 𝙊𝙨𝙘𝙖𝙧, 𝘾𝙝𝙧𝙞𝙨𝙩𝙤𝙥𝙝𝙚𝙧 𝙉𝙤𝙡𝙖𝙣.  O Cine Marquise Ultravisão exibe a partir desta quinta, 18, os filmes da trilogia "Batman: O Cavaleiro das Trevas" pelo...

ler mais
Jovens aprendem sobre termalismo

Jovens aprendem sobre termalismo

O Balneário Dr. Mário Mourão, situado na Praça Dom Pedro II, também conhecida como Praça dos Macacos, em Poços de Caldas, recebeu cerca de 30 alunos do CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, dando...

ler mais
Bom dia

Bom dia

O afastamento de quatro magistrados federais, que oficiavam junto à quase extinta operação Lava Jato, seria mais sério do que parece. O corregedor nacional de justiça, Luís Felipe Salomão, que atua...

ler mais
Bom dia

Bom dia

O afastamento de quatro magistrados federais, que oficiavam junto à quase extinta operação Lava Jato, seria mais sério do que parece. O corregedor nacional de justiça, Luís Felipe Salomão, que atua...

ler mais