Portal de Notícias e Web Rádio 

Frente Parlamentar da Mineração Sustentável participa de visita à Alcoa

Frente Parlamentar da Mineração Sustentável participa de visita à Alcoa

𝘾𝙤𝙢𝙥𝙖𝙣𝙝𝙞𝙖 𝙖𝙥𝙧𝙚𝙨𝙚𝙣𝙩𝙤𝙪 𝙚𝙨𝙩𝙧𝙪𝙩𝙪𝙧𝙖𝙨 e 𝙥𝙧𝙤𝙘𝙚𝙨𝙨𝙤𝙨 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙤 𝙙𝙚𝙥𝙪𝙩𝙖𝙙𝙤 𝙛𝙚𝙙𝙚𝙧𝙖𝙡 𝙕é 𝙎𝙞𝙡𝙫𝙖, 𝙋𝙧𝙚𝙨𝙞𝙙𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙙𝙖 𝙁𝙋𝙈𝙞𝙣. Membros da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) participaram de visita à Alcoa Poços...

ler mais
Horto Municipal completa 92 anos

Horto Municipal completa 92 anos

Você sabe de onde vêm as plantas que colorem os jardins das praças centrais e também das áreas de lazer dos diversos bairros de Poços de Caldas? Em sua grande maioria, elas são cultivadas por...

ler mais

Nota de repúdio do Sindserv

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais divulgou uma nota de repúdio pela atitude da atual administração, que se recusou a assinar o acordo coletivo 2024/2025.

“As cláusulas sociais já estavam pacificadas durante as negociações e adiar a assinatura é apenas uma tentativa de calar o sindicato. Tal atitude da administração municipal apenas reforça a maneira desrespeitosa com qual os servidores municipais são tratados pela atual gestão”, afirmou o Sindserv.

A entidade sindical explicou que o acordo coletivo firmado no ano passado tem validade até o mês de setembro e que, sendo assim, os servidores permanecerão resguardados enquanto a atual diretoria dará início ao calendário de luta que foi definido pela categoria na última assembleia.

“O prefeito está incomodado com a forma de atuação do sindicato. Ele não sabe que o papel do sindicato é fiscalizar e cobrar melhorias para os servidores. Acha que temos que concordar com tudo do jeito que ele quer, mas as coisas não funcionam assim. Não iremos nos amedrontar diante dessa postura antissindical”, garantiu a presidente.

Secretário esclarece situação do SAMU

Thiago Mariano, titular da secretaria de saúde, encaminhou mensagem ao blog, com objetivo de responder a uma Moção de Repúdio, apresentada pelo vereador Silvio de Assis (MDB), sobre a atual situação do SAMU.

Diz o secretário que atualmente, o SAMU de Poços de Caldas conta com uma frota de 5 ambulâncias básicas e uma avançada em operação. Além disso, existem 4 outras ambulâncias que estão atualmente em conserto ou manutenção.

Além disso, diz o secretário, foram licitadas e chegarão em breve duas novas ambulâncias, bem como duas novas motolâncias. “Isso certamente ajudará a reforçar a capacidade de atendimento do SAMU na cidade, bem como sustentar a abertura das novas bases operacionais”, informa Thiago.

Quanto a essas novas bases, na zona leste e zona sul, o secretário de saúde afirma que estão em fase final de projeto e serão entregues até o meio deste ano. “Isso permitirá uma maior cobertura e eficiência no atendimento às urgências na cidade”. Diz ele.

Segundo Thiago Mariano, vale ressaltar ainda que segundo diretrizes normativas do Ministério da Saúde, o município de Poços de Caldas deve operar com no mínimo 2 ambulâncias básicas e uma avançada. Portanto, atualmente, o SAMU de Poços trabalha com o dobro de ambulâncias operacionais que a diretriz do Ministério da Saúde.

“Na nossa região, os municípios vizinhos fazem parte do CISSUL – que é o maior consórcio de SAMU do Brasil, com 153 municípios consorciados. Através do CISSUL, as bases descentralizadas trabalham com uma quantidade de ambulâncias e profissionais muito menores que o praticado em Poços, cabendo neste caso o princípio de sinergia, onde ambulâncias de um município dão suporte aos demais quando necessário. Em Poços, nosso SAMU é gerido pela Secretaria Municipal de Saúde e atende especificamente à população da cidade”, garante o secretário.

Finalizando Thiago afirma que “ainda que tenhamos desafios, o SAMU de Poços é motivo de orgulho para todos nós! Estamos num grande processo de melhoria e ampliação, tendo já sido reformada toda a base matriz na zona oeste, realizado o contrato de terceirização da oficina dos veículos da saúde, incorporadas ao serviço duas novas ambulâncias zero quilômetro terceirizadas, realizada a licitação de duas novas ambulâncias e já com o compromisso de entrega das bases na zona leste e zona sul até o meio do ano”.

Vereadora critica campanha do Ministério da Saúde

Ao usar a tribuna da Câmara Municipal, no expediente dedicado a explicação pessoal, a vereadora Regina Cioffi disse que está estarrecida com uma campanha do Ministério da Saúde de pós parto em que se definiu que será evitada a palavra mulher e mãe em relação a maternidade. Que será usada a palavra “a pessoa que pariu”, tirando a identidade da mulher.

“É realmente assustador. Nós estamos retrocedendo aos séculos passados das nossas conquistas de cidadãs, da nossa identidade. Quer dizer que agora o homem também vai ter útero, menstruar, vai ter ovário, vai ovular? Então vamos usar a linguagem neutra: a pessoa que pariu”, lamentou Regina.

Chocada, a vereadora disse que procurou se aprofundar no assunto por achar que podia ser fake news, mas que não é.

Missão do mandato

O deputado estadual Rodrigo Lopes afirmou que seu mandato é diferente, porque não é só para ganhar voto, mas um mandato para atender quem está com problema de saúde, quem precisa de acesso a uma cirurgia, para desenvolver uma política de turismo, para melhorar a qualidade de planejamento, de ações e capacitação dentro das gestões públicas através do treinamento e também da preparação política para aqueles que almejam se eleger vereadores, prefeitos, vice e secretários de seus municípios.

“Essa é a missão do nosso mandato: construir uma consciência política e demonstrar para a nossa juventude, principalmente, que a política vale a pena, que a política transforma a vida das pessoas e que a política pode sim tirar o menino do cabo da enxada, tirar o menino da favela , tirar o menino lá da reciclagem, de onde for. Isso não precisa sair de dentro dele não, porque eu fecho o olho e me vejo lá, ainda na minha vida, na minha infância e os meus valores não saem de mim não, jamais, eu tenho muito orgulho deles e levo eles aonde for”, declarou.

O deputado disse que a partir do momento em que tem este caminho aberto, serve de exemplo para outras pessoas e isso lhe traz uma grande responsabilidade, porque seu erro impacta naqueles que acreditam nele.

“Por isso que a seriedade tem que permear todo o nosso trabalho sempre”, declarou.

Homenagem merecida

Numa escolha pessoal, feita pelo governador do Estado, Romeu Zema, para orgulho de Poços de Caldas, no dia 21 de abril próximo, Gláucia Aparecida Costa Boaretto, que em toda a sua vida se dedica a auxiliar crianças excepcionais, será uma das homenageadas com a Medalha da Inconfidência 2024.

Gláucia receberá a mais importante honraria concedida pelo Estado, em nome da Federação das APAES de Minas Gerais, da qual ela é presidente, em cerimônia que contará com a presença do governador no dia 21, domingo às 9 horas da manhã no Centro de Artes e Convenções da UFOP, na cidade de Ouro Preto.

* Durante entrevista ao programa Café Interativo, ontem, o secretário de serviços públicos Celso Donato, já indicado par ser o coordenador geral da campanha eleitoral do grupo da situação, deixou bem claro que os candidatos aos cargos majoritários no executivo que irão representar o grupo serão Paulo Ney (PSDB) para prefeito, tendo como vice o vereador Marcelo Heitor, do PL, que, segundo ele, já aceitou o convite para figurar na chapa.

* Apesar da declaração de Celso Donato, Marcelo Heitor permanece em silêncio sobre o convite para ser o vice de Paulo Ney. Por outro lado, Marcelo tem sido procurado por lideranças do União Brasil com a proposta para que mantenha sua pré-candidatura a prefeito e até oferecem três nomes para a vice, pela ordem, Tiago Cavelagna, Douglas Dofu e Sérgio Krisanski.

* Donato disse também que a decisão de permanecer no PSDB e não se filiar ao União Brasil, foi do próprio Paulo Ney e que o prefeito Sérgio e Carlos Mosconi não interferiram na decisão. Segundo Donato, Paulo Ney tem personalidade própria e tomou a decisão com consciência daquilo que estava fazendo. Huuumm!!!

* Mas se Paulo já tinha em mente permanecer no partido tucano, não havia necessidade de ir a BH acompanhado do prefeito para tentar se filiar na legenda através da executiva regional e até mesmo procurar o ex-deputado Bilac Pinto com este mesmo objetivo. Vale lembrar que num encontro com mulheres do partido, Paulo se apresentou a elas como pré-candidato pelo União Brasil.

* Como o prefeito Sérgio Azevedo ainda não se pronunciou a respeito do pedido de exoneração de Tiago Cavelagna, do cargo de secretário adjunto de obras, Celso Donato disse que aguardam apenas a poeira abaixar para retomar o diálogo com o presidente do União Brasil e tem esperança de que a legenda continuará alinhada com a administração municipal na eleição de outubro.

* E o leitor Marcelo Norberto continua preocupado com os aguapés que estão tomando conta das águas da Represa Bortolan. Do jeito que as coisas estão, segundo Marcelo, em breve os aguapés irão cobrir totalmente a represa.

* O entrevistado desta quinta-feira, no programa Café Interativo, da Sulminastv, que começa as nove horas da manhã será o ex-prefeito Eloisio do Carmo Lourenço. Uma boa oportunidade para Eloisio comentar o resultado da pesquisa de intenção de votos, que será divulgada momentos antes, no jornal da Jovem Pan, que por sinal vem fazendo muito sucesso, apresentado pela dupla Luiz Gallo e Rodrigo Costa.

* A respeito de nota publicada ontem, quando informamos a intenção de alguns vereadores em analisar mais de perto a liberação de lotes no distrito industrial, o secretário Franco Martins, titular da SEDET, informa que toda e qualquer tratativa de conversas e ou negociações entre o setor privado (empresários) e poder público (Sedet) no que se refere a solicitação de áreas em nosso distrito, “essa negociação passa por avaliação de uma comissão interna, posteriormente submetida a avaliação do Conselho de Desenvolvimento Industrial e ainda submetida a Câmara Municipal podendo as tratativas serem aprovadas ou não em algum desses momentos submetidos”. O secretário diz que “independe de como o empresário chegou até nós essa avaliação é criteriosa e baseada em dados técnicos e plano de negócio sempre buscando o melhor para município”.

* E o programa Amigo Promotor, desta quinta-feira, promete muitas emoções com a presença de Jaderson Rodrigues, apresentador do Rota 21 e pré-candidato a prefeito e também do vereador Silvio de Assis (MDB), cotado para ser o seu vice. Vale a pena ouvir e assistir, com transmissão ao vivo pela Rádio Estúdio FM 87.9 e Sulminastv. Apresentação do Dr. Glaucir.

* Esta será uma boa oportunidade para o vereador Silvio de Assis, o Silvio Véio (MDB) explicar qual foi o motivo que o levou a se colocar como candidato a vice na chapa de Jaderson Rodrigues uma vez que o seu partido tem como candidato a prefeito Ulisses Guimarães. Ao invés de apoiar o candidato do MDB, Silvio prefere se aliar ao adversário. Estranho, não?

* Na edição desta quinta-feira, o diário oficial do município está publicando dois comunicados sobre pregão presencial, o primeiro deles a ser realizado no dia 2 de maio, tendo como objeto a contratação de empresa especializada para elaboração de projetos executivos e estudos específicos para fins de requalificação e melhorias em trechos determinados das avenidas João Pinheiro, Mansur Frayha e Silvio de Oliveira.

* O segundo comunicado diz respeito a contratação de empresa especializada para a elaboração de projetos executivos para a construção do Pavilhão de Eventos (Parque dos Mundos), também agendado para o dia 2 de maio.

Nota de repúdio do Sindserv

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais divulgou uma nota de repúdio pela atitude da atual administração, que se recusou a assinar o acordo coletivo 2024/2025.

“As cláusulas sociais já estavam pacificadas durante as negociações e adiar a assinatura é apenas uma tentativa de calar o sindicato. Tal atitude da administração municipal apenas reforça a maneira desrespeitosa com qual os servidores municipais são tratados pela atual gestão”, afirmou o Sindserv.

A entidade sindical explicou que o acordo coletivo firmado no ano passado tem validade até o mês de setembro e que, sendo assim, os servidores permanecerão resguardados enquanto a atual diretoria dará início ao calendário de luta que foi definido pela categoria na última assembleia.

“O prefeito está incomodado com a forma de atuação do sindicato. Ele não sabe que o papel do sindicato é fiscalizar e cobrar melhorias para os servidores. Acha que temos que concordar com tudo do jeito que ele quer, mas as coisas não funcionam assim. Não iremos nos amedrontar diante dessa postura antissindical”, garantiu a presidente.

Secretário esclarece situação do SAMU

Thiago Mariano, titular da secretaria de saúde, encaminhou mensagem ao blog, com objetivo de responder a uma Moção de Repúdio, apresentada pelo vereador Silvio de Assis (MDB), sobre a atual situação do SAMU.

Diz o secretário que atualmente, o SAMU de Poços de Caldas conta com uma frota de 5 ambulâncias básicas e uma avançada em operação. Além disso, existem 4 outras ambulâncias que estão atualmente em conserto ou manutenção.

Além disso, diz o secretário, foram licitadas e chegarão em breve duas novas ambulâncias, bem como duas novas motolâncias. “Isso certamente ajudará a reforçar a capacidade de atendimento do SAMU na cidade, bem como sustentar a abertura das novas bases operacionais”, informa Thiago.

Quanto a essas novas bases, na zona leste e zona sul, o secretário de saúde afirma que estão em fase final de projeto e serão entregues até o meio deste ano. “Isso permitirá uma maior cobertura e eficiência no atendimento às urgências na cidade”. Diz ele.

Segundo Thiago Mariano, vale ressaltar ainda que segundo diretrizes normativas do Ministério da Saúde, o município de Poços de Caldas deve operar com no mínimo 2 ambulâncias básicas e uma avançada. Portanto, atualmente, o SAMU de Poços trabalha com o dobro de ambulâncias operacionais que a diretriz do Ministério da Saúde.

“Na nossa região, os municípios vizinhos fazem parte do CISSUL – que é o maior consórcio de SAMU do Brasil, com 153 municípios consorciados. Através do CISSUL, as bases descentralizadas trabalham com uma quantidade de ambulâncias e profissionais muito menores que o praticado em Poços, cabendo neste caso o princípio de sinergia, onde ambulâncias de um município dão suporte aos demais quando necessário. Em Poços, nosso SAMU é gerido pela Secretaria Municipal de Saúde e atende especificamente à população da cidade”, garante o secretário.

Finalizando Thiago afirma que “ainda que tenhamos desafios, o SAMU de Poços é motivo de orgulho para todos nós! Estamos num grande processo de melhoria e ampliação, tendo já sido reformada toda a base matriz na zona oeste, realizado o contrato de terceirização da oficina dos veículos da saúde, incorporadas ao serviço duas novas ambulâncias zero quilômetro terceirizadas, realizada a licitação de duas novas ambulâncias e já com o compromisso de entrega das bases na zona leste e zona sul até o meio do ano”.

Vereadora critica campanha do Ministério da Saúde

Ao usar a tribuna da Câmara Municipal, no expediente dedicado a explicação pessoal, a vereadora Regina Cioffi disse que está estarrecida com uma campanha do Ministério da Saúde de pós parto em que se definiu que será evitada a palavra mulher e mãe em relação a maternidade. Que será usada a palavra “a pessoa que pariu”, tirando a identidade da mulher.

“É realmente assustador. Nós estamos retrocedendo aos séculos passados das nossas conquistas de cidadãs, da nossa identidade. Quer dizer que agora o homem também vai ter útero, menstruar, vai ter ovário, vai ovular? Então vamos usar a linguagem neutra: a pessoa que pariu”, lamentou Regina.

Chocada, a vereadora disse que procurou se aprofundar no assunto por achar que podia ser fake news, mas que não é.

Missão do mandato

O deputado estadual Rodrigo Lopes afirmou que seu mandato é diferente, porque não é só para ganhar voto, mas um mandato para atender quem está com problema de saúde, quem precisa de acesso a uma cirurgia, para desenvolver uma política de turismo, para melhorar a qualidade de planejamento, de ações e capacitação dentro das gestões públicas através do treinamento e também da preparação política para aqueles que almejam se eleger vereadores, prefeitos, vice e secretários de seus municípios.

“Essa é a missão do nosso mandato: construir uma consciência política e demonstrar para a nossa juventude, principalmente, que a política vale a pena, que a política transforma a vida das pessoas e que a política pode sim tirar o menino do cabo da enxada, tirar o menino da favela , tirar o menino lá da reciclagem, de onde for. Isso não precisa sair de dentro dele não, porque eu fecho o olho e me vejo lá, ainda na minha vida, na minha infância e os meus valores não saem de mim não, jamais, eu tenho muito orgulho deles e levo eles aonde for”, declarou.

O deputado disse que a partir do momento em que tem este caminho aberto, serve de exemplo para outras pessoas e isso lhe traz uma grande responsabilidade, porque seu erro impacta naqueles que acreditam nele.

“Por isso que a seriedade tem que permear todo o nosso trabalho sempre”, declarou.

Homenagem merecida

Numa escolha pessoal, feita pelo governador do Estado, Romeu Zema, para orgulho de Poços de Caldas, no dia 21 de abril próximo, Gláucia Aparecida Costa Boaretto, que em toda a sua vida se dedica a auxiliar crianças excepcionais, será uma das homenageadas com a Medalha da Inconfidência 2024.

Gláucia receberá a mais importante honraria concedida pelo Estado, em nome da Federação das APAES de Minas Gerais, da qual ela é presidente, em cerimônia que contará com a presença do governador no dia 21, domingo às 9 horas da manhã no Centro de Artes e Convenções da UFOP, na cidade de Ouro Preto.

* Durante entrevista ao programa Café Interativo, ontem, o secretário de serviços públicos Celso Donato, já indicado par ser o coordenador geral da campanha eleitoral do grupo da situação, deixou bem claro que os candidatos aos cargos majoritários no executivo que irão representar o grupo serão Paulo Ney (PSDB) para prefeito, tendo como vice o vereador Marcelo Heitor, do PL, que, segundo ele, já aceitou o convite para figurar na chapa.

* Apesar da declaração de Celso Donato, Marcelo Heitor permanece em silêncio sobre o convite para ser o vice de Paulo Ney. Por outro lado, Marcelo tem sido procurado por lideranças do União Brasil com a proposta para que mantenha sua pré-candidatura a prefeito e até oferecem três nomes para a vice, pela ordem, Tiago Cavelagna, Douglas Dofu e Sérgio Krisanski.

* Donato disse também que a decisão de permanecer no PSDB e não se filiar ao União Brasil, foi do próprio Paulo Ney e que o prefeito Sérgio e Carlos Mosconi não interferiram na decisão. Segundo Donato, Paulo Ney tem personalidade própria e tomou a decisão com consciência daquilo que estava fazendo. Huuumm!!!

* Mas se Paulo já tinha em mente permanecer no partido tucano, não havia necessidade de ir a BH acompanhado do prefeito para tentar se filiar na legenda através da executiva regional e até mesmo procurar o ex-deputado Bilac Pinto com este mesmo objetivo. Vale lembrar que num encontro com mulheres do partido, Paulo se apresentou a elas como pré-candidato pelo União Brasil.

* Como o prefeito Sérgio Azevedo ainda não se pronunciou a respeito do pedido de exoneração de Tiago Cavelagna, do cargo de secretário adjunto de obras, Celso Donato disse que aguardam apenas a poeira abaixar para retomar o diálogo com o presidente do União Brasil e tem esperança de que a legenda continuará alinhada com a administração municipal na eleição de outubro.

* E o leitor Marcelo Norberto continua preocupado com os aguapés que estão tomando conta das águas da Represa Bortolan. Do jeito que as coisas estão, segundo Marcelo, em breve os aguapés irão cobrir totalmente a represa.

* O entrevistado desta quinta-feira, no programa Café Interativo, da Sulminastv, que começa as nove horas da manhã será o ex-prefeito Eloisio do Carmo Lourenço. Uma boa oportunidade para Eloisio comentar o resultado da pesquisa de intenção de votos, que será divulgada momentos antes, no jornal da Jovem Pan, que por sinal vem fazendo muito sucesso, apresentado pela dupla Luiz Gallo e Rodrigo Costa.

* A respeito de nota publicada ontem, quando informamos a intenção de alguns vereadores em analisar mais de perto a liberação de lotes no distrito industrial, o secretário Franco Martins, titular da SEDET, informa que toda e qualquer tratativa de conversas e ou negociações entre o setor privado (empresários) e poder público (Sedet) no que se refere a solicitação de áreas em nosso distrito, “essa negociação passa por avaliação de uma comissão interna, posteriormente submetida a avaliação do Conselho de Desenvolvimento Industrial e ainda submetida a Câmara Municipal podendo as tratativas serem aprovadas ou não em algum desses momentos submetidos”. O secretário diz que “independe de como o empresário chegou até nós essa avaliação é criteriosa e baseada em dados técnicos e plano de negócio sempre buscando o melhor para município”.

* E o programa Amigo Promotor, desta quinta-feira, promete muitas emoções com a presença de Jaderson Rodrigues, apresentador do Rota 21 e pré-candidato a prefeito e também do vereador Silvio de Assis (MDB), cotado para ser o seu vice. Vale a pena ouvir e assistir, com transmissão ao vivo pela Rádio Estúdio FM 87.9 e Sulminastv. Apresentação do Dr. Glaucir.

* Esta será uma boa oportunidade para o vereador Silvio de Assis, o Silvio Véio (MDB) explicar qual foi o motivo que o levou a se colocar como candidato a vice na chapa de Jaderson Rodrigues uma vez que o seu partido tem como candidato a prefeito Ulisses Guimarães. Ao invés de apoiar o candidato do MDB, Silvio prefere se aliar ao adversário. Estranho, não?

* Na edição desta quinta-feira, o diário oficial do município está publicando dois comunicados sobre pregão presencial, o primeiro deles a ser realizado no dia 2 de maio, tendo como objeto a contratação de empresa especializada para elaboração de projetos executivos e estudos específicos para fins de requalificação e melhorias em trechos determinados das avenidas João Pinheiro, Mansur Frayha e Silvio de Oliveira.

* O segundo comunicado diz respeito a contratação de empresa especializada para a elaboração de projetos executivos para a construção do Pavilhão de Eventos (Parque dos Mundos), também agendado para o dia 2 de maio.

Frente Parlamentar da Mineração Sustentável participa de visita à Alcoa

Frente Parlamentar da Mineração Sustentável participa de visita à Alcoa

𝘾𝙤𝙢𝙥𝙖𝙣𝙝𝙞𝙖 𝙖𝙥𝙧𝙚𝙨𝙚𝙣𝙩𝙤𝙪 𝙚𝙨𝙩𝙧𝙪𝙩𝙪𝙧𝙖𝙨 e 𝙥𝙧𝙤𝙘𝙚𝙨𝙨𝙤𝙨 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙤 𝙙𝙚𝙥𝙪𝙩𝙖𝙙𝙤 𝙛𝙚𝙙𝙚𝙧𝙖𝙡 𝙕é 𝙎𝙞𝙡𝙫𝙖, 𝙋𝙧𝙚𝙨𝙞𝙙𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙙𝙖 𝙁𝙋𝙈𝙞𝙣. Membros da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) participaram de visita à Alcoa Poços...

ler mais
Horto Municipal completa 92 anos

Horto Municipal completa 92 anos

Você sabe de onde vêm as plantas que colorem os jardins das praças centrais e também das áreas de lazer dos diversos bairros de Poços de Caldas? Em sua grande maioria, elas são cultivadas por...

ler mais
Bom dia

Bom dia

Tendo surgido na Inglaterra, no século XVII, o assim chamado “foro privilegiado” frequenta a legislação brasileira desde o século XIX. A partir da Constituição do Império, de 1824. Nesta coluna,...

ler mais
Bom dia

Bom dia

Tendo surgido na Inglaterra, no século XVII, o assim chamado “foro privilegiado” frequenta a legislação brasileira desde o século XIX. A partir da Constituição do Império, de 1824. Nesta coluna,...

ler mais